Porto Velho/RO, 24 Março 2024 22:55:13
RONDÔNIA

Sicoob Norte celebra 20 anos de implantação no norte do Brasil

Na noite do dia 13 de outubro, a casa de show, Talismã 21, em Porto Velho, foi palco para celebrar os 20 anos de constituição da..

A- A+

Publicado: 17/10/2018 às 14h31min | Atualizado 17/11/2018 às 22h42min

A Cooperativa reuniu funcionários, dirigentes, delegados, parceiros e cooperados (Foto: DJD Fotografia)

Na noite do dia 13 de outubro, a casa de show, Talismã 21, em Porto Velho, foi palco para celebrar os 20 anos de constituição da Cooperativa Central do Norte do Brasil. A Cooperativa reuniu funcionários, dirigentes, delegados, parceiros e cooperados que fizeram parte do início do Cooperativismo de Crédito na região norte. Evento foi regado de emoções e muita energia positiva.

A celebração contou com uma programação com homenagens para as Cooperativas fundadoras Sicoob Credip e Sicoob Ourocredi, aos funcionários que fizeram parte do início do cooperativismo de crédito no Norte, aos primeiros funcionários da Central e Singulares, aos presidentes e as 11 Singulares que fazem parte do Sistema Sicoob Norte. Na sequência, sorteio de brindes e a apresentação do Documentário “Sicoob 20 anos – Eu faço Parte” que retratou a história da Central Sicoob Norte. “Queríamos compartilhar com todos o início da nossa história e a evolução ao longo desses anos. Já pensamos que 20 anos pode ser apenas um começo. E estar aqui hoje celebrando é a confirmação de um trabalho de um grupo de pessoas, que resolveu unir forças para ajudar uns aos outros. Isso é Cooperativismo”, ressalta Francisco Barbosa, diretor Operacional do Sicoob Norte e funcionário atuante mais antigo da Central.

O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Norte, Ivan Capra, destaca o início da Cooperativa e evidencia a riqueza da região norte e encerra a solenidade com um agradecimento especial aos funcionários do Sistema, “Nestes 20 anos a Central iniciou praticamente do zero e hoje possui uma estrutura invejável para atender seus associados. Eu sempre falo que a maior riqueza de um país é seu povo e aqui no nosso Sistema são os nossos funcionários que atuam dia a dia para o nosso crescimento. Já se passaram 20 anos, mas nós já estamos nos preparando para mais 20, 40, 60 de muito progresso”, destaca Ivan Capra.

Nossa história

A Central Sicoob Norte nasceu da iniciativa de Cooperativas independentes de Rondônia que se depararam com obstáculos do mercado financeiro, as dificuldades e desafios em comum, e foi a partir deste momento que iniciou-se uma nova etapa do cooperativismo no Norte. Foi então que, no dia 17 de outubro de 1998, as cooperativas: Credip, Ourocredi, Concrepon e Altocredi se reuniram para iniciar a constituição da Cooperativa Central de Crédito do Estado de Rondônia – Centralcredi, primeiro nome dado ao Sicoob Norte. A Central teria o objetivo de organizar em maior escala o capital de serviços econômicos, financeiros e assistências de interesses das filiadas, bem como facilitar o uso recíproco dos serviços.

A Central nasceu em Ouro Preto atuando numa casa nos fundos da Ourocredi. Porém, somente em janeiro de 2.000, a Centralcredi começa a desenvolver as atividades para a qual fora criada. Em Assembleia Geral de março daquele ano, as cooperativas fundadoras deliberaram pela participação acionária no Banco Cooperativo do Brasil – Bancoob e se integrando ao Sistema Financeiro Cooperativo do Brasil, Sicoob.

Crescimento, desenvolvimento, criação de produtos e serviços, capacitação, criação de novas filiadas e uma expansão do cooperativismo de crédito na sua área de atuação, onde ocorreu uma expansão para outros estados.

Com isso uma nova mudança, desta vez para cidade de Porto Velho e com uma nova razão social, a Central passa a se chamar Cooperativa de Crédito do Norte do Brasil, Sicoob Central Norte. No decorrer dos anos houve desligamentos e novas filiações. Mas era notório o crescimento do cooperativismo de crédito em toda região Norte.

Hoje o SICOOB NORTE, é composto por 11 cooperativas filiadas, 118 agências, distribuídas nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso, para atender os 125 mil cooperados. Este ano o Sicoob Norte completa 20 anos de Cooperação, sempre orientado por sua visão, missão, valores e princípios para entregar o melhor serviço e atendimento diferenciado a seus associados e suas comunidades, através de nossas equipes engajadas e comprometidas.



Deixe o seu comentário