Porto Velho/RO, 21 Março 2024 17:20:47
Diário da Amazônia

Silvia Cristina trabalha em melhorias para os municípios

A deputada Silvia Cristina (PDT-RO) que está em seu primeiro mandato na Câmara Federal está otimista com o seu crescimento político e..

Por Redação
A- A+

Publicado: 02/08/2019 às 17h33min | Atualizado 02/08/2019 às 17h39min

A deputada Silvia Cristina (PDT-RO) que está em seu primeiro mandato na Câmara Federal está otimista com o seu crescimento político e vem trabalhando em busca de benefícios aos municípios rondonienses. Eleita com 33.038 votos (4,22% dos válidos), a deputada conseguiu agregar eleitores em basicamente todos os municípios, aumentando a responsabilidade parlamentar na busca de resultados. Seu trabalho está voltado à coletividade e na defesa de políticas públicas que visam o desenvolvimento regional e defesa do interesse social.

Em visita à redação do Diário da Amazônia, Silvia Cristina falou da polêmica girada em torno de seu voto Sim, pela Reforma da Previdência, da captação de recursos para obras importantes no estado, e sobre o trabalho de relatora da nova tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) para melhorar os atendimentos médicos ao povo brasileiro.
Previdência

A deputada garante que seu voto Sim, pela Reforma da Previdência, foi consciente e de acordo com a vontade da maioria dos rondonienses. “Estive reunida em diversos municípios e ouvi as opiniões e consolidei o que era de interesse da maioria”, explicou. A repercussão do voto foi além de sua base eleitoral, ganhando dimensão nacional.

A polêmica surgiu porque seu partido, o PDT (Partido Democrático Trabalhista) recomendou à sua bancada que votasse contra a reforma da Previdência. Ao todo, oito parlamentares não acompanharam a orientação partidária, e por isso, respondem no Conselho de Ética da sigla um processo disciplinar. Apesar da incomodação em torno da polemica, Silvia Cristina disse que não se arrependeu e que o tempo mostrará as razoes.
Tabela SUS

Grande força de seu mandato está sendo direcionado para assuntos de saúde pública. A parlamentar tem como bandeira política a luta por uma saúde pública de qualidade, principalmente para o tratamento gratuito de câncer. Conseguiu ser indicada para ser a relatora da mudança da tabela nacional do SUS (que remunera profissionais e unidades de saúde que prestam serviços à comunidade).

Segundo explicou, essa tabela está defasada e não permite que tratamentos especializados sejam realizados pela rede conveniada ao SUS. Com mudança é esperado que o Sistema único de Saúde possa ter mais credenciamentos de profissionais e hospitais, o que ampliará atendimentos que atualmente não estão sendo realizados.
Infraestrutura

Outro assunto abordado pela deputada Sílvia Cristina é quanto aos problemas de falta de saneamento básico nos municípios, principalmente em Porto Velho e Ji-Paraná, os maiores do estado. Apesar do contingenciamento de recursos do governo federal, foram assegurados cerca de R$ 180 milhões de emenda parlamentar do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) para obras de saneamento básico em Ji-Paraná. Segundo Silvia, já houve um acordo com o governo estadual para assumir a fiscalização da

obra para que sejam iniciados os serviços.
Para Porto Velho, a deputada informou que já esteve em reunião com o superintendente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Célio Lopes, para que busque recursos em projetos da instituição para contemplar essa necessidade.



Deixe o seu comentário