Porto Velho/RO, 27 Março 2024 04:22:29
Diário da Amazônia

SIM retira últimos 19 ônibus da Capital e deixa 85 mil passageiros sem transporte

A empresa SIM descumpriu o contrato com o município e entregou os ônibus antes da data prevista.

Por Redação / Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 23/09/2020 às 12h24min | Atualizado 23/09/2020 às 13h08min

Parada de ônibus em Porto Velho / Foto: J. Gomes

Nesta quarta-feira ,85 mil passageiros de transporte coletivo da Capital voltaram a ficar sem ônibus na Capital. Isso porque o Consórcio SIM retirou os últimos 19 ônibus que circulavam na cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) a cidade está sem transporte depois que a empresa SIM descumpriu o contrato com o município e entregou os ônibus antes da data prevista.

Com a retirada dos ônibus os passageiros de Porto Velho ficaram sem transporte, pois a nova empresa (vencedora da licitação) só deve começar atuar na cidade a partir de 17 de outubro. A prefeitura afirmou que vai se posicionar sobre retirada dos ônibus e quebra contratual do SIM durante a tarde desta quarta-feira (23).

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informou por meio de nota que foi confirmada a paralisação do serviço de transporte público urbano nesta quarta-feira (23) pelo Consórcio SIM. Há semanas, o trabalho ocorria com o funcionamento da frota reduzida e não superava 10 carros (ônibus).

NOTA DA PREFEITURA

A nova empresa que é irá administrar o novo transporte coletivo, a JTP Transportes Serviços, Gerenciamento e Recursos Humanos Ltda., tem um prazo regulamentar até o dia 17 de outubro para assumir o serviço. Mas, em razão da gravidade e urgência da atual situação enfrentada pela população, a Prefeitura está empenhando todos os esforços possíveis para antecipar esse atendimento por parte da empresa.

O Executivo ressalta que se não fosse uma decisão judicial que atrasou em 36 dias o início do serviço, uma nova realidade com relação ao transporte coletivo já estaria sendo vivenciada. A expectativa é que ainda no início do mês de outubro seja possível a disponibilização de 50 a 60 ônibus para um atendimento aos usuários com mais dignidade e respeito, informou a nota.

A nova frota é ser composta por 143, dos quais 140 são veículos zero quilômetro. Os novos ônibus que chegaram na Capital são equipados com ar condicionado, tomadas USB (para carregar a bateria de celulares), sistema de wifi e acessibilidade para os cadeirantes. A tarifa do transporte coletivo também vai mudar em outubro. O bilhete vai aumentar de R$ 3,80 para R$ 4,05.



Deixe o seu comentário