Porto Velho/RO, 21 Março 2024 20:56:01
SAÚDE

Simulação mostra como infectados sem máscaras espalham coronavírus

Mesmo sem espirrar ou tossir, uma pessoa contaminada é capaz de transmitir o vírus para outras ao redor quando não está usando máscara

A- A+

Publicado: 27/05/2020 às 17h30min

HEXAGON/REPRODUÇÃO

Mesmo sem espirrar ou tossir, uma pessoa contaminada é capaz de transmitir o vírus para outras ao redor quando não está usando máscara

pandemia da Covid-19 obriga todos nós a nos acostumarmos com o uso das máscaras faciais. Apesar da efetividade do item de proteção ter sido colocada em questão no início da pandemia, atualmente ele é considerado essencial para quem não está dentro de casa. Uma série de simulações criadas pela empresa sueca de tecnologia Hexagon e pela americana MSC Software mostram que os vírus se espalham rapidamente pelo ambiente quando pessoas doentes estão sem máscaras.

A simulação foi feita com um software que reproduz a dinâmica de disseminação dos fluidos. O objetivo é ajudar as autoridades governamentais a conscientizarem à população e a decidirem sobre medidas de bloqueio. As imagens mostram que, mesmo sem espirrar ou tossir, uma pessoa infectada é capaz de contaminar outras ao redor em ambientes fechados, como no metrô ou no escritório, e mesmo ao ar livre, através de uma interação social, que pode ser uma simples conversa.

Promote health. Save lives. Serve the vulnerable. Visit who.int
Especialista em doenças respiratórias da Universidade de Leicester, no Reino Unido, Julian Tang, explicou ao jornal BBC News que as gotículas produzidas pela fala não viajam tão longe quanto as de um espirro ou tosse, mas elas têm potencial para transmitir o vírus.

“As simulações nos ajudam a visualizar e entender possíveis cenários do mundo real. Estamos em um momento de crise, então queríamos fazer tudo o que pudéssemos com as ferramentas à nossa disposição para mostrar os efeitos do distanciamento social e do item de proteção. Ouvimos muito sobre essas medidas, mas raramente conseguimos ver e experimentar evidências tangíveis”, disse Virginie Turc, gerente de desenvolvimento de negócios de uma das empresas que preparou a simulação.

Fonte: Metrópoles



Deixe o seu comentário