Porto Velho/RO, 24 Março 2024 08:28:36
Diário da Amazônia

Situação da “fase” de Ji-Paraná será revista na próxima quarta

No entender da chefe Vigilância Sanitária, Ana Maria, os números que Ji-Paraná tem para a apresentar pode, sim, colocar a cidade na fase 3

Por Fernando Pereira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 21/08/2020 às 12h15min | Atualizado 21/08/2020 às 12h30min

Na manhã desta sexta-feira (21) as pessoas que compõe as forças-tarefa de gerenciamento da Pandemia do novo Coronavirus se reuniram para compilar dados e formular um relatório que foi encaminhado ao governo do estado para que a situação de Ji-Paraná seja revista e que o município possa subir de fase, deixando a atual fase um e indo para a fase dois ou fase três, na qual estava até a semana passada.

Solicitamos acesso a este relatório, contudo ele não nos foi entregue até o fechamento desta reportagem.

Deve voltar à fase 3?

No entender da chefe Vigilância Sanitária, Ana Maria, os números que Ji-Paraná tem para a apresentar pode, sim, colocar a cidade na fase três.

O secretário de saúde, Rafael Papa, disse que o relatório foi enviado nesta sexta (21), mas que a reanalise por parte do governo deve ser feita somente na próxima quarta-feira (26).

Casos

O último boletim da Covid-19 revela que Ji-Paraná, até última quinta-feira (20), tinha 178 casos ativos da doença. Na cidade já tivemos 10.013 casos notificados, 6.114 descartados, 1.624 confirmados,  1.408 curados e o registro de 38 mortes.

A percentagem de ocupação dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI’s) também não nos foi repassado até o fechamento desta reportagem.

Prefeito

Nesta semana, ao participar de uma entrevista à Rádio Alvorada, o prefeito Marcito Pinto declarou que acha injusta a métrica usada pelo governo para estabelecer as fases em que cada município deve estar, pois do jeito que está hoje quem fica prejudicado é o comercio que segue todas as recomendações e, a cada vez que fecha e abre parte deste, acontece uma punição, “pois eles seguem todas as recomendações sanitárias”.

Testagem em massa foi realizada na manhã de sexta-feira na cidade

Testagem e preocupação

Nesta sexta-feira (21) foi realizado, por meio do Governo doe Estado, uma testagem em massa na cidade, ocorrida em dois postos de saúde e no centro do primeiro distrito. A testagem foi feita com pessoas que apresentam sintomas de gripe há mais de uma semana.

A testagem é importante e necessária, contudo gera preocupação ao comércio, pois em havendo um grande acréscimo no número de casos ativos, isso pesaria de forma negativa na reanalise sobre a fase que ocorrerá na quarta-feira (26). O lado positivo da testagem é que as pessoas que foram detectadas com a doença entram de quarentena e deixam de ampliar a transmissão, além disso, os contaminados receberam um kit de remédios para se tratarem em casa.



Deixe o seu comentário