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Diário da Amazônia

Sorteados nomes dos alunos para o Conexão Mundo

O clima de ansiedade, nervosismo e expectativa tomou conta da sala quando o coordenador do programa Conexão Mundo em Rondônia, Djair..

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Publicado: 22/10/2014 às 15h25min

Alunos sorteados vivem a expectativa de participar do intercâmbio

Alunos sorteados vivem a expectativa de participar do intercâmbio

O clima de ansiedade, nervosismo e expectativa tomou conta da sala quando o coordenador do programa Conexão Mundo em Rondônia, Djair Souza, iniciou o anúncio dos nomes dos estudantes que irão participar do intercâmbio Conexão Mundo. Foram sorteados: Ana Paula Teovaldi, Natanael Oliveira, Ana Caroline, Ana Isabel e Sandra Raquel.

Na solenidade, a superintendente do Sesi, Gilvane Fares, disse que o Sesi e o Senai desenvolveram o Programa Conexão Mundo para fortalecer os conhecimentos de inglês instrumental técnico de alunos do Programa de Educação Básica do Sesi articulado com a Educação Profissional do Senai  (Ebep), de estudantes da rede pública.

A superintendente ressalta que está cada vez mais difícil conseguir a atenção dos jovens, dos adolescentes  e mesmo das crianças. “Eles possuem uma oferta muito grande de informações por meio da internet e vivem nas redes sociais. Essa é a principal praça deles: a virtual”.

Diante dessa realidade, o Sistema Indústria está tentando, por meio do Conexão Mundo, ir ao ambiente do jovem, falando a linguagem dele com os instrumentos que ele usa.

A professora Angélica Ayres, representante da Secretaria da Educação (Seduc) no evento,  afirmou que  “esse não é um programa tradicional de aprendizagem de inglês. Estamos investindo antes de tudo na formação de redes”, explica dizendo que no Conexão Mundo jovens brasileiros e americanos se conectam por uma rede horizontal, onde todos são iguais.

Outra característica do programa, segundo a professora é que ele não substitui e nem se insere na grade curricular das escolas, sendo algo a mais. Além disso, a aprendizagem se dá de forma lúdica e fora do horário de estudo, não concorrendo nem com o tempo da escola, nem com o do lazer.

“Ou seja, nós estamos, com a educação, invadindo o tempo da ociosidade”. Para começar o projeto, foi criada uma rede, primeiramente no Facebook, que depois se espalhou pelas redes sociais.



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