Porto Velho/RO, 21 Março 2024 13:58:48
ESPORTE

Sotto Mayor participa do Sul-americano de Jiu-Jitsu

Esta é a quarta competição em que ele participa este ano.

Por Ildefonso Valentim Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 25/11/2015 às 06h40min

Antônio Sotto, junto com o também atleta Chaise Olímpio

Antônio Sotto, junto com o também atleta Chaise Olímpio

Nos dias  28 e 29 deste mês, o amazonense Antônio Sotto Mayor, 39 anos, que reside em Porto Velho há dois anos,  estará na arena Barueri, em São Paulo, participando do Campeonato Sul-americano de Jiu-Jitsu, na categoria super pesado.

Há dois meses ele iniciou o trabalho de reeducação alimentar com o médico nutrólogo Bruno Mendonça Guimarães para atingir o peso ideal exigido pela organização do campeonato. Esta é a quarta competição em que ele participa este ano.

Musculação

A maratona diária inclui musculação, exercício aeróbico, o treinamento voltado exclusivamente para o campeonato, além do tempo utilizado como professor de jiu-jitsu. O seu treino é puxado pelo  professor  e atleta de alta performance Chaise Olimpio (veterano nos campeonatos nacionais e internacionais).

Antônio afirma que o amor pelo esporte iniciou aos 9 anos de idade. “Mas chegar até aqui não foi fácil”, declara, esclarecendo que para conseguir vencer campeonatos faz-se necessário que o atleta esteja rodeado de profissionais gabaritados para acompanhá-lo nos treinos, além de patrocinadores. “Graças a Deus não posso reclamar disso”, acrescenta.

Rotina

Para participar do campeonato mundial profissional de jiu-jitsu em agosto passado, Antônio Sotto Mayor enfrentou mais uma rotina de exercícios, treinos e dieta. Em 30 dias perdeu 25 quilos. “O sacrifício valeu a pena, pois cheguei à competição dentro do peso exigido”, diz. Antônio participou de quatro lutas, em três categorias – peso, faixa e  idade.

Campeão

Desde 1992 até agora, ele já foi campeão amazonense 10 vezes, venceu por duas vezes o estadual do Estado do Rio de Janeiro; ganhou o Internacional Master e Sênior, realizado no Rio de Janeiro, e saiu-se vitorioso em três campeonatos promovidos por confederações diferentes.
Só este ano, ele conseguiu medalha de prata no campeonato brasileiro, ouro no campeonato mundial profissional e bronze no profissional master.



Deixe o seu comentário