Porto Velho/RO, 24 Março 2024 14:44:17
Política

STF afasta Aécio Neves do Senado e Janot pede sua prisão

O Supremo Tribunal Federal determinou o afastamento do cargo do senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente nacional de seu partido, por..

A- A+

Publicado: 18/05/2017 às 09h18min | Atualizado 18/05/2017 às 09h26min

O Supremo Tribunal Federal determinou o afastamento do cargo do senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente nacional de seu partido, por suspeita de ter pedido 2 milhões de reais de propina aos sócios do frigorífico JBS. Também perde temporariamente as funções de parlamentar o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), que teria sido filmado recebendo 500.000 reais como propina de representantes do grupo. As decisões ainda estão sob sigilo. Fontes do Supremo informaram ainda que a Procuradoria-Geral da República pediu a prisão de Aécio e de Loures, mas o relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin, disse que essa questão precisa ser decidida pelo plenário da Corte.

Senador afastado Aécio Neves, do PSDB

O STF também autorizou a prisão da irmã de Aécio, Andrea—suspeita de ajudá-lo no esquema criminoso – e do procurador da República Angelo Goulart. Ele é o primeiro membro do Ministério Público Federal envolvido no escândalo da Lava Jato. Atuante na operação Greenfield, ele é suspeito de repassar informações sigilosas de investigações para o grupo ligado à empresa JBS.

O procurador Goulart teria sido gravado por Joesley Batista, um dos sócios do conglomerado. No acordo de delação, Joesley também repassou à força-tarefa alguns dos documentos sigilosos que o procurador Villela repassou a ele.



Deixe o seu comentário