Porto Velho/RO, 19 Março 2024 13:31:10
Diário da Amazônia

STF autoriza compartilhamento de informações sigilosas

Decisão favorável ao compartilhamento sem aval judicial representa derrota imposta ao presidente Dias Toffoli

A- A+

Publicado: 28/11/2019 às 18h12min

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (28) por 8 votos a 3 autorizar o compartilhamento pela Receita Federal (sem necessidade de autorização judicial) de informações bancárias e fiscais sigilosas com o Ministério Público e as polícias, cuja informações incluem extratos bancários e declarações de Imposto de Renda de contribuintes investigados.

O julgamento, que começou na semana passada, foi retomado na tarde desta quinta-feira. Foram cinco sessões de julgamento. Os ministros se reuniram para decidir quais seriam os limites a esse compartilhamento, ou seja, que tipo de documento poderá ser compartilhado e em quais situações o compartilhamento exigiria autorização judicial. No dia anterior, havia se formado maioria (6 a 0) em relação ao compartilhamento de informações genéricas da Unidade de Inteligência Financeira (UIF, antigo Coaf), da Receita Federal e do Banco Central.

Nesta quinta-feira, o tribunal decidiu autorizar o compartilhamento de informações detalhadas (extratos bancários e declaração de Imposto de Renda, por exemplo), no caso específico da Receita. Embora os ministros admitam o compartilhamento, houve divergência entre o relator Dias Toffoli e os demais em relação aos dados da Receita Federal e do antigo Coaf.

Fonte: G1



Deixe o seu comentário