Porto Velho/RO, 18 Março 2024 21:57:56
Diário da Amazônia

STJ estende prisão domiciliar a devedores de pensão alimentícia

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu nesta quinta-feira (26) estender a todos os presos..

A- A+

Publicado: 27/03/2020 às 10h33min

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu nesta quinta-feira (26) estender a todos os presos por falta de pagamento de pensão alimentícia a passarem para o regime domiciliar de cumprimento de pena.

O magistrado já havia concedido uma liminar nesse sentido aos presos do estado do Ceará. Em pedido ao ministro, a Defensoria Pública da União (DPU) argumentou que a crise de saúde pública e os riscos derivados da pandemia do novo coronavírus são uma situação de alcance nacional.

Em sua decisão, o ministro Paulo de Tarso levou em consideração a recomendação nº 62 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estimula juízes a adotar medidas que julguem cabíveis contra a propagação da COVID-19.

“Uma das preocupações que levaram à edição da recomendação é que a grande aglomeração de pessoas em unidades prisionais insalubres gere dificuldades para garantir a observância de procedimentos mínimos de higiene e de isolamento rápido dos indivíduos com sintomas do vírus”, disse o ministro, na decisão de mais cedo.

Eduardo Cunha

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, condenado em processos da Operação Lava Jato pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, também irá para prisão domiciliar. A decisão é da juíza Gabriela Hardt, que é a responsável pela execução penal dos casos que estão na Justiça do Paraná.

O político estava desde semana passada internado em um hospital particular porque teve de passar por uma cirurgia de urgência. Em seu despacho, a juíza Hardt afirma que o médico que realizou a cirurgia em Cunha testou positivo para COVID-19. O ex-deputado também foi testado para o novo coronavírus e aguarda o resultado do exame. (CNN Brasil)



Deixe o seu comentário