Porto Velho/RO, 26 Março 2024 11:45:12
PLANTÃO DE POLÍCIA

STJ manda soltar dois presos temporários da operação Capitu

Ex-ministro da Agricultura Neri Geller e ex-secretário da Defesa Agropecuária Rodrigo Figueiredo foram presos pela Polícia Federal na sexta

Por R7
A- A+

Publicado: 12/11/2018 às 16h32min

Foram cumpridos 81 mandados na sexta-feira (9)

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) mandou soltar o ex-ministro da Agricultura Neri Geller e ex-secretário de Defesa Agropecuária Rodrigo Figueiredo, presos temporariamente pela operação Capitu, deflagrada na sexta-feira (9).

O ministro do STJ Nefi Cordeiro concedeu a liminar que refoga as prisões alegando que houve excessos nas decisões. “A falta de completude na verdade pode ser causa de rescisão do acordo ou de proporcional redução dos favores negociados, mas jamais causa de risco ao processo ou à sociedade, a justificar a prisão provisória”, afirmou na decisão.

Geller e Figueiredo foram presos por ocultação de fatos. Para o ministro, “esconder fatos hoje não significa que se prejudique a colheita de provas, mesmo investigatórias, do limite fático já revelado e criminalmente perseguido”.

Operação Capitu

A operação Capitu investiga esquema de corrupção no ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ocorrido em 2014, que supostamente beneficiaria o grupo J&F. O crime envolveria também políticos e partidos brasileiros.

O esquema teria sido intermediado pelo então deputado Eduardo Cunha e pelo operador financeiro Lúcio Funaro. O pacto consistiria no pagamento de propina para que os servidores do Ministério da Agricultura praticassem atos administrativos com o fim de beneficiar as empresas da J&F.

Na sexta-feira, a PF (Polícia Federal) cumpriu 81 mandados, sendo 19 de prisões temporárias e 62 de busca e apreensão, em cinco estados brasileiros Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Mato Grosso — e no Distrito Federal.



Deixe o seu comentário