Porto Velho/RO, 24 Março 2024 17:27:41
Diário da Amazônia

Suplentes assumem vaga de vereadores presos

Júnior Donadon e Carmozino Alves renunciaram. Já Vanderlei Graebin espera a posse.

Por Redação e Extra Rondônia
A- A+

Publicado: 04/01/2017 às 05h40min

Vereadora Leninha do Povo foi internada após posse de prefeita, atrasando eleição da Mesa

Presos desde o mês de outubro, durante operação da Polícia Federal logo após as eleições municipais, os vereadores reeleitos Júnior Donadon e Carmozino Alves (PSDC) renunciaram ao mandato. Com isso, as vagas passam a ser ocupadas pelos suplentes Josué Donadon e Professora Valdete, respectivamente. Conforme o site Extra Rondônia, o terceiro reeleito, Vanderlei Graebin (PSC), mantém a esperança de que possa tomar posse.

Dos 13 vereadores de Vilhena, da legislatura que se encerrou em 31 de dezembro, pelo menos sete estão presos e foram afastados do cargo na época sob acusação de corrupção e lavagem de dinheiro. O primeiro foi José Garcia da Silva (DEM), o segundo Gaebin, o terceiro Carmosino e o quarto Antônio Marco de Albuquerque (PHS), conhecido como Marcos Cabeludo. Se entregaram depois os vereadores Jaldemiro Dedé Moreira (PP), conhecido como Jairo Peixoto; e Maria Marta José Moreira (PSC). Além dos vereadores, estão presos o então prefeito José Rover (PP) e o então vice Jacier Rosa Dias (PSC).

De acordo com a PF, mais de R$ 5 milhões podem ter sido desviados da prefeitura de Vilhena em seis anos, com o esquema liderado por Rover, ex-secretários municipais, servidores, empresários e vereadores.

Os presos são acusados de falsidade ideológica, fraude à licitação, lavagem de capitais, corrupção passiva, crime de responsabilidade, entre outras irregularidades.

Os vereadores, segundo as apurações, participavam de um esquema de aprovação de loteamentos na cidade, mediante recompensa. Para aprovarem loteamentos, eles recebiam terrenos e quantias em dinheiro..

Vereadores desaparecem sem eleger mesa diretora

Após serem eleitos em 2 de outubro de 2016, tomaram posse domingo, a prefeita Rosani Donadon (PMDB), o vice Darci Cerutti (DEM) e dez vereadores. Mas até ontem à noite a Casa de Leis ainda não havia eleito a Mesa Diretora para o próximo biênio. Isso porque a vereadora mais votada, Leninha do Povo após presidir a solenidade de posse da prefeita e do vice, convocou a 1ª sessão extraordinária da Casa de Leis do ano de 2017 para a tarde de domingo, mas acabou sendo levada ao hospital, onde foi internada e recebeu atestado de dois dias. Com isso, os vereadores Sargento Suchi e Rogério Barrelas, ambos do PTN, além da vereadora Vera da Farmácia desapareceram. Dos 10 vereadores empossados, apenas seis: Rafael Mazieiro (PSDB), Ronildo Macedo (PV), França Silva da Rádio (PV), Célio Batista (PR), Samir Ali (PSDB), Adilson Chassi Laser (PSDB) permaneceram na Casa de Leis, porém para o quórum são necessários sete vereadores.

A expectativa era que a eleição da Mesa fosse realizada na sessão extra convocada para ontem à noite.



Deixe o seu comentário