Porto Velho/RO, 22 Março 2024 10:12:56
Diário da Amazônia

Suspeitos de coronavírus têm dificuldades para realizar exames na Capital

A única maneira de diagnosticar uma infecção por coronavírus é por meio da coleta de materiais respiratórios. A indicação é para..

Por Larina Rosa Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 30/03/2020 às 12h02min | Atualizado 30/03/2020 às 12h06min

Fotos: Ítalo Ricardo/Secom

A única maneira de diagnosticar uma infecção por coronavírus é por meio da coleta de materiais respiratórios. A indicação é para que os suspeitos que apresentarem os sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar devem procurar uma unidade de saúde.

No entanto a coleta para exame e o aguardo para receber o resultado do Covid-19 em Porto Velho tem sido motivo de angústia para os suspeitos.

É o caso de Elismar dos Santos de 55 anos suspeito de ter contraído o vírus. Ele conta que depois de sentir os sintomas do Coovid-19, procurou a Upa da Zona Leste e foi recomendado ficar em casa. Na sexta-feira (27) a falta de ar aumentou e Elismar procurou a Policlínica Ana Adelaide para ser atendido. No local o paciente foi medicado e recebeu o pedido do exame para detecção do coronavírus porém não conseguiu realizá-lo por falta de médico responsável pela coleta. Por isso foi indicado voltar na segunda dia (30).

No sábado (28) o Secretário de Saúde Fernando Máximo confirmou por vídeo que os exames não estavam sendo realizados devido à falta de kits que acabaram na terça-feira (24). De acordo com o secretário a equipe do Lacen estaria fazendo apenas os exames de outros vírus como influenza A e B, H1N1, vírus sincicial respiratório.

Segundo a Secretaria de Saúde no domingo dia (29) os exames do coronavírus voltaram a ser realizados no estado após a entrega dos kits. Porém não foi informado a quantidade de kits entregues nem a quantidade de exames que serão realizados.

Na segunda-feira (30) pela manhã Elismar voltou a Policlínica Ana Adelaide, mas também não conseguiu realizar o exame, foi informado para retornar no período da tarde.

Até o fechamento da matéria Rondônia apresentava 6 casos confirmados do Covid-19, 0 óbitos, 243 descartados e 249 pessoas que conseguiram realizar o exame ainda aguardavam os resultados.



Deixe o seu comentário