Porto Velho/RO, 18 Março 2024 20:43:21

Editorial

coluna

Publicado: 04/11/2019 às 16h32min | Atualizado 04/11/2019 às 16h33min

A- A+

Tafenoquina pode ser o Fim da malária no mundo

O remédio à base de Tafenoquina que conseguiu o registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e será testado em Porto..

O remédio à base de Tafenoquina que conseguiu o registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e será testado em Porto Velho e Manaus surge como esperança para muita gente que vive na Amazônia e outras regiões do mundo com florestas tropicais. A malária Vivax já fez muitas vitímas ao longo dos séculos com a terrível febre que mata. Um pequeno mosquito é o terror que não deixa de pé pessoas até então fortes e saudáveis.

A malária é uma daquelas doenças esquecidas que, apesar de causar muitas mortes, pouco se investiu no mundo para controlar ou acabar com esse mal. Até então, remédios à base de Quinina, são os que ajudam no tratamento. Apesar de livrar da morte, a medicação não combatia e nem causava imunidade nos pacientes. A reincindência da doença causa abatimentos cada vez mais intensos, o que agrava o quadro de saúde da pessoa afetada.

São seis décadas de estudos e convivências com a doença até chegar a essa fórmula que pode ser a redenção. A nova medicação promete em dose única curar a malária Vivax e ainda imunizar a pessoa evitando novos quadros.

O fato do remédio ser testado em Porto Velho e Manuas tem a ver com a quantidade de casos registrados anualmente. Mas os centros de tratamentos nessas duas capitais há tempos pesquisam e ajudam na busca de solução contra a terrível doença. É o caso do Cemetron de Porto Velho, excelência em tratamentos e de abertura para que pesquisadores pudessem aprofundar os estudos e conhecimentos sobre cada fase até chegar a tão esperada cura da malária, uma doeça que afeta pessoas de qualquer classe social.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas