Porto Velho/RO, 25 Março 2024 21:11:33
Diário da Amazônia

Tambaqui de Rondônia é produto nacional

Engrossando a economia do estado ao lado do boi, da soja, do milho e do café, produtos difundidos diariamente, de um momento para outro o..

A- A+

Publicado: 11/08/2019 às 06h00min

Engrossando a economia do estado ao lado do boi, da soja, do milho e do café, produtos difundidos diariamente, de um momento para outro o tambaqui, coloca Rondônia em destaque na imprensa nacional de maneira positiva, como uma nova opção aos consumidores pelo sabor, sanidade e qualidade da carne. Organizado pelo governo do estado por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), o “Festival do Tambaqui” assado na Brasa na Esplanada dos Ministérios em Brasília, foi de fato um sucesso de público e de mídia.

         O tempero regional realça o sabor. 

 Uma banda de tambaqui recheada com o tempero de Rondoniense, entregue na quarta-feira a partir das 9:00 horas, suficiente para um almoço de três pessoas em troca de um quilo de alimentos não perecíveis, que foram distribuídos para instituições sociais no Distrito Federal formaram-se filas ao lado das tendas montadas diante do prédio do Ministério da Agricultura. Foram consumidos em menos de três horas, mais de 4 mil bandas totalizando mais de 7 mil quilos.

      Prestigiaram o evento 

Os senadores, Acir Gurgacz, Confúcio Moura e Marcos Rogério, assim como os deputados federais, Silvia Cristina, Mariana Carvalho, Jaqueline Cassol e Lúcio Mosquini visitaram o local, sentindo o odor agradável do tambaqui assado na brasa, dialogando com os políticos locais e de outras regiões, empresários, churrasqueiros, garçons e organizadores  do evento que se desdobravam para atender o público, cuja maioria desejava conhecer a estrela da festa, o tambaqui de Rondônia.  

     Rasgando elogios 

Lembrando suas origens rurais a Ministra da Agricultura Teresa Cristina frisou que um evento desta natureza serve para mostrar as diversidades e riquezas que o Brasil produz. O governador do Distrito Federal, Ibanez Rocha, defensor da agricultura familiar, ofereceu apoio ao colega Marcos Rocha, para que no próximo ano Rondônia realize em Brasília outro festival semelhante, porém com mais pescados. Jorge Seif, Secretário Nacional de Pesca, frisou que a presença do público na Esplanada dos Ministérios (mais de quatro mil pessoas) consolida a força do pescado na região Norte.

      Gostei diz a operária

Que os políticos e o público de uma maneira geral aprovaram o festival é uma verdade incontestável, mas o depoimento de Maria Silva das Dores, operária do Serviço de Limpeza Pública que levou um quilo de alimentos e trocou pelo Kit para dividir no almoço com duas colegas ali mesmo na sombra de uma grande árvore na Esplanada dos Ministérios, patenteou de uma vez por todas o nosso pescado.  “Não conhecia este peixe, branco e saboroso, vou buscar mais duas bandas e levar para minha família”. Onofre Oliveira, taxista conheceu e saboreou o tambaqui assado, elogiando e aprovando. 

      Virou notícia 

 Os programas jornalísticos locais transmitidos pelas emissoras de rádios e TVs com destaque para a Rádio Nacional de Brasília que transmitiu para todo o Brasil, duas entrevistas ao vivo com o secretário de Agricultura, Evandro Padovani, os espaços divulgando o “Festival de Tambaqui” foram generosos. Na redação de jornalismo da Rádio Nacional, o tambaqui assado, de Rondônia, de acordo com os apresentadores Valter Lima e Marcelo Ferreira foi o “almoço da moçada” na quarta-feira. A imprensa nacional e de Brasília, na verdade deu um grande destaque para o evento, despertando inclusive o interesse de outros estados que projetam  divulgar os produtos regionais. 

      Cabe um destaque especial 

O empresariado ligado ao setor produtivo do pescado tendo a frente o município de Ariquemes, deram uma mostra do potencial produtivo do pescado como fonte de alimento. À indústria de pescado Zaltana, capitaneada pela Drª Luciana Aguiar fizeram a diferença. Todos eles estão de parabéns. 

     Vestiram a camisa 

O governador Marcos Rocha, o secretário de Agricultura, Evandro Padovani, vestiram a camisa que resultou no sucesso do “Festival do Tambaqui” em Brasília, ao lado de outros parceiros da iniciativa privada. Valeu o trabalho de todos que mostraram a face produtiva do estado de Rondônia.  



Deixe o seu comentário