Porto Velho/RO, 25 Março 2024 17:03:11
Diário da Amazônia

Tambaqui de Rondônia é sucesso na imprensa nacional

   Possivelmente pela primeira vez, Rondônia, foi destaque na imprensa nacional de maneira positiva, pelo sabor, sanidade e qualidade..

A- A+

Publicado: 08/08/2019 às 17h01min

   Possivelmente pela primeira vez, Rondônia, foi destaque na imprensa nacional de maneira positiva, pelo sabor, sanidade e qualidade da carne do tambaqui, assado na brasa e distribuído na Esplanada dos Ministérios em Brasília, em mais de 4 mil bandas, totalizando 7 mil quilos do pescado. O governador, Marcos Rocha e o secretário de Agricultura, Evandro Padovani, retornaram da capital federal sorrindo de orelha a orelha satisfeitos pelo sucesso do “Festival do Tambaqui”. 

        Autoridades e público 

      Para receber um kit, com uma banda de tambaqui recheado com o tempero de Rondônia, na quarta-feira a partir das 9:00 horas, entregando um quilo de alimentos não perecíveis, formaram-se filas ao lado das tendas montadas diante do prédio do Ministério da Agricultura. Autoridades do Distrito Federal e representantes de outros estados misturavam-se a galera para conhecer este produto tipicamente rondoniense. 

      Prestigiaram o evento 

    Os senadores, Acir Gurgacz, Confúcio Moura e Marcos Rogério, assim como os deputados federais, Silvia Cristina, Mariana Carvalho, Jaqueline Cassol e Lúcio Mosquini prestigiaram o evento dialogando com os empresários, churrasqueiros e garçons que se desdobraram para atender o público cuja maioria desejava conhecer a estrela da festa, o tambaqui de Rondônia.  

     Rasgando elogios 

    A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, lembrou sua origem na área rural afirmando que um evento desta natureza serve para mostrar as diversidades e riquezas que o Brasil produz. O governador do Distrito Federal, Ibanez Rocha, solicitou ao colega Marcos Rocha, que no próximo ano realize em Brasília outro festival semelhante, porém com mais pescados rondoniense, uma vez que ele dará todo o apoio. Para Jorge Seif, secretário Nacional de Pesca, a presença do público na Esplanada dos Ministérios consolida a força do pescado na região Norte.

      Não conhecia mais gostou

      Maria Silva das Dores, operária do Serviço de Limpeza Pública, levou um quilo de alimentos e trocou pelo Kit para dividir no almoço com duas colegas ali mesmo na sombra de uma grande árvore na Esplanada dos Ministérios. “Não conhecia este peixe, branco e saboroso, vou buscar mais duas bandas e levar para minha”. Assim, também Onofre Oliveira, taxista conheceu e saboreou o tambaqui assado, elogiando o sabor. 

      Virou notícia 

     Nos principais programas jornalísticos transmitidos pela Rádio Nacional de Brasília para todo o Brasil, onde o secretário de Agricultura, Evandro Padovani concedeu duas entrevistas ao vivo, na redação da emissora, o tambaqui assado, de Rondônia, de acordo com os apresentadores Valter Lima e Marcelo Ferreira foi o “almoço da moçada” na quarta-feira. A imprensa nacional e de Brasília, na verdade deu um grande destaque para o evento, despertando inclusive o interesse de outros estados em apresentar eventos semelhantes divulgando os produtos regionais. 

      Cabe um destaque especial 

    O empresariado ligado ao setor produtivo do pescado tendo a frente o município de Ariquemes, deram uma mostra do potencial produtivo do pescado como fonte de alimento. À indústria de pescado Zaltana, capitaneada pela Drª Luciana Aguiar fizeram a diferença. Todos eles estão de parabéns. 

     Prestigio 

    Nestes tempos de grana curta, o governo de Rondônia investiu apenas no prestigio do Departamento de Comunicação (DECOM), principalmente na figura do Superintendente, Lenilson Guedes, que mesmo a distância conduziu com eficiência a cobertura do evento que mostrou de maneira positiva para o restante do País a importância deste estado no contexto, econômico. Como diria o poeta: “quem acha não sabe! Quem sabe não acha… faz!” 

 



Deixe o seu comentário