Porto Velho/RO, 31 Março 2024 20:06:11
Diário da Amazônia

TCE faz auditoria em Unidade Básica e divulga balanço

O objetivo foi mostrar os pontos que precisam ser melhorados e incentivar práticas.

Por Fernando Pereira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 06/11/2015 às 05h25min | Atualizado 07/11/2015 às 20h15min

Servidores e comunidade interessada em saber dos números participaram do evento  Ageu Lulu/Diário da Amazônia

Servidores e comunidade interessada em saber dos números participaram do evento Ageu Lulu/Diário da Amazônia

Técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) reuniram, no auditório da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, representantes das secretarias de saúde dos municípios que compõem a Região Central para apresentar resultados da auditoria feita nas Unidades Básicas de Saúde de 17 cidades de Rondônia, com o objetivo de mostrar os pontos que precisam ser melhorados e incentivar a continuação das boas práticas encontradas.

Paulo Dias, auditor externo do TCE e coordenador do evento, disse que a auditoria foi feita no 2º semestre de 2014, e que o principal ponto a ser melhorado consiste em melhorar a qualificação dos profissionais que atuam no setor. “Nós notamos também, que alguns municípios não fazem um real levantamento das necessidades da população, e em não sabendo essa real necessidade, fica a pergunta, como é que pode ser oferecida uma saúde de qualidade à população?”, apontou o auditor.

O auditor ressaltou que em alguns municípios, a exemplo de Teixeirópolis, foi encontrada a realização de “boas práticas”, que consiste na preocupação das equipes em buscar qualificação a partir do conhecimento de membros que se destacam tanto em experiência quanto em saber nos variados aspectos de atendimento. “Nós pegamos esse exemplo de Teixeirópolis e o colocamos no sumário de Saúde Básica que enviamos para Brasília, para que possa servir de exemplo para outras regiões do País”, finalizou.

Avaliados

As unidades básicas de saúde dos 17 municípios analisadas pela auditoria foram escolhidas pelo critério dos resultados da avaliação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no desempenho apresentado no setor. Desse total, cinco apresentaram baixo desempenho, sendo Colorado D’Oeste, Guajará-Mirim, Espigão D’Oeste e Nova Mamoré, que receberam notas abaixo de 3,99. Outros sete apresentaram desempenho regular, com notas abaixo de 7,99, que foram São Francisco do Guaporé, Parecis, Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Cacoal, Pimenta Bueno e Porto Velho. Outros cinco apresentaram desempenho bom, ficando números de avaliação superiores a 7,99, sendo São Felipe D’Oeste, Candeias do Jamari, Teixeirópolis e Presidente Médici.



Deixe o seu comentário