Porto Velho/RO, 19 Março 2024 23:27:58
Diário da Amazônia

Técnicas de memorização podem ajudar na reta final do ENEM

Nos dias 3 e 10 de novembro, estudantes de todo país farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A- A+

Publicado: 24/10/2019 às 17h26min

Foto: (Reprodução)

Para evitar o famoso “branco” na hora da prova, vestibulandos apostam em treinos que podem potencializar a concentração e a memória durante sua rotina de estudos.

 

Nos dias 3 e 10 de novembro, estudantes de todo país farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com a proximidade da data, a apreensão dos milhares de adultos que dedicam horas estudante me busca da vaga aumenta.

Além do domínio das mais variadas disciplinas vistas em sala de aula, os alunos enfrentam o desafio de ter que lidar bem com o tempo de prova, a ansiedade e cansaço; isso tudo para evitar o famoso “branco” durante os exames.

Segundo Solange Jacob, diretora acadêmica do Método SUPERA – Ginástica para o Cérebro, recebemos um excesso de informações a todo o momento e isto pode afetar não apenas a nossa concentração, mas também habilidades como a memória. “Porém, a atenção e a concentração também podem ser fortalecidas. Com apenas algumas mudanças de hábito, é possível aprender a se concentrar em praticamente qualquer situação e manter uma rotina produtiva de estudos”, garante Solange.

O segredo é manter uma rotina de estudos organizada e seguir algumas recomendações; definir prioridades nas disciplinas a serem revisadas, fazer resumos resgatando o que foi revisado – de preferência em voz alta -; anotações e grifos de conteúdos mais importantes. Isso tudo sem esquecer o descanso de lado; manter uma rotina de boas noites de sono, uma alimentação saudável e a manutenção da autoestima são fundamentais para gravar os conteúdos e ter autoconfiança na hora da prova.

Eduarda Villiod tem 19 anos e percebeu os resultados em apenas três meses do curso de ginástica para o cérebro, que foram fundamentais para manutenção de suas habilidades cognitivas: “Minha concentração melhorou muito de um tempo para cá. Fiquei muito mais confiante para fazer as provas, os simulados e me sinto mais preparada para fazer o ENEM”, conta.

Técnicas de Memorização

Aprender um novo conteúdo exige uma associação de conhecimentos já preexistentes. Cada associação leva a um elo de cadeias de informações, formando conexões robustas e fazendo com que a memória seja fortalecida. A partir disso, os conteúdos são gravados de maneira mais fácil em nossa mente.

Fixar uma informação exige um processo mental e existem algumas dicas e técnicas que melhoram de maneira significativa o funcionamento da memória na rotina de estudos. Confira:

Faça rimas: A partir do momento que fazemos uma conexão mental a partir de rimas, os materiais tonam-se mais organizados e a associação acontece de maneira mais fácil.

Criação de Imagens:
 Dar um significado a partir de imagens facilita a evocação do que está sendo estudado. Por exemplo, se você acaba de estudar um personagem importante da história, imagine-o numa situação esquisita ou que tenha relação com o seu nome.

Organização:
 organizar palavras em ordem alfabética ou de modo que suas letras iniciais formem um significado próprio para você também é uma dica que desperta nossas conexões neurais.

Exemplo: Hoje Li Na Kama Robinson Crusoé em Francês (para decorar a primeira coluna de elementos da tabela periódica)

Técnicas de Leitura:
 interpretar textos é fundamental para realizar uma boa prova. A técnica de leitura mais utilizada segue a seguinte fórmula: prévia, questão, releia, selecione e teste.

Jorge Portugal dá dicas em parceria com professores

Já está no ar o Quero ser aprovado!, especial do iBahia em parceria com o professor Jorge Portugal para oferecer aos internautas o melhor conteúdo para a prova do Enem, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro 2019.

Fonte: (iBahia)



Deixe o seu comentário