Porto Velho/RO, 27 Março 2024 06:49:27

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 28/09/2018 às 08h13min

A- A+

Temos muitas surpresas a caminho

A Lei Maior traída À medida que vai chegando o aniversário de 30 anos da Constituição brasileira, a Carta Magna, lei que deveria ser..

A Lei Maior traída

À medida que vai chegando o aniversário de 30 anos da Constituição brasileira, a Carta Magna, lei que deveria ser uma sagrada “Bíblia” para todos, ela só pode contar com raros fiéis.

Além de muitas emendas sofridas, dentre as quais o congelamento de gastos por 20 anos, há um mar de inconstitucionalidades – portarias e até bilhetinhos – que pautam o dia a dia da gestão pública. E só na fila das PECs já se alinham quase 200, travadas apenas pela intervenção no RJ.

O desprezo e a ânsia de pôr abaixo a Constituição contaminam os discursos dos políticos, sem atentar que se trata do maior fator de insegurança jurídica: que certeza terão os investidores sabendo que os candidatos não morrem de amores pela Lei Maior do país?

Aqui não é um país altamente desenvolvido em pleno quarto mundo, como a nação Wakanda, de “Os Vingadores”, com um rei democrático, vulgo Pantera Negra, cercado por um escudo invisível que o protege das desgraças do mundo.

Sendo impossível fazer a Amazônia virar repentinamente essa nova Xanadu, apartada do mundo, o art. 225 da Carta é a única plena garantia de que a Amazônia será protegida dos transgressores das leis.

……………………………………

Eleição 2018

No afunilamento da eleição 2018, os candidatos ao governo e ao Senado concentram o campo de batalha em Porto Velho, a capital de Rondônia com seus quase 350 mil eleitores. Como o município tem quase um terço do eleitorado do estado, será decisivo para a definição dos dois candidatos que passarão – caso o panorama não se altere – a um provável segundo turno.

Os indecisos

É mais do que provável que o efeito manada volte a acontecer nesta temporada. Afinal de contas qual será o caminho destes tantos que também não desejam comparecer as urnas, os que pregam os votos nulos e brancos? Para se ter uma ideia, é este segmento formado  que esta liderando o pleito na temporada, com mais de 40 por cento. Pode alterar todas as previsões dos institutos.

Muitas surpresas

Temos muitas surpresas a caminho. A Câmara dos deputados, a vereadora Silvia Cristina (PDT-Ji-Paraná) vai se firmando como uma das favoritas ao pódio. Para a Assembleia Legislativa, teremos muitos nomes novos na nova legislatura. Ao Senado, uma disputa empolgante, nestes últimos dias pelas duas cadeiras. Ao governo, a captura dos indecisos será a estratégia dominante.  

Vai esquentar

Finalmente os debates e sabatinas vão esquentar na peleja do governo do estado nesta temporada de caça aos votos. Os dois últimos – Record e Globo – serão decisivos para avaliação dos programas de governo dos candidatos. Tem gente subindo, tem gente descendo e nesta gangorra o pau vai cantar, com muitas criticas também para os institutos de pesquisas. É previsível os pegas.

As interrogações

A reta final das eleições vai chegando com várias interrogações. O efeito manada, desta temporada, vai beneficiar a quem? E quem será favorecido com a petista Fátima Cleide sangrando ao Senado? A rejeição ao senador Valdir Raupp na capital será suficiente para tirá-lo da reeleição? Na eleição ao governo, os novos finalmente vão reagir?Algum deles com chances de chegar ao segundo turno?

Via Direta

*** Teremos bons tira-teimas nos próximos dias. Expedito conseguirá reverter a sina de cavalo paraguaio adquirida através dos anos? *** Do lado de Maurão, é essencial o ex-governador Confúcio Moura recompor a base aliada do seu ex-governo para seu candidato ter alguma chance de alçar o segundo turno *** E Acir, assegurando o registro, virá quente e fervendo nos últimos dias de campanha. *** E o efeito manada ao governo, vem, vem, vem?  


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas