Porto Velho/RO, 27 Março 2024 17:25:32
RONDÔNIA

Temperaturas continuarão elevadas no período chuvoso

Mesmo com a chegada das chuvas na capital, as temperaturas vão continuar altas.

Por Sara Cícera Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 17/10/2018 às 09h22min

As chuvas registradas nas bacias do rio Beni podem contribuir para o nível do Rio Madeira (Foto: Roni Carvalho – Diário da Amazônia)

Climatologicamente o período chuvoso no Sul da Amazônia, conhecido também como inverno amazônico, tem início no mês de outubro e se estende até o mês de abril, tendo como a época mais chuvosa os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, de acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Segundo o meteorologista Marcelo Gama, do Sipam em Porto Velho, mesmo com as chuvas as temperaturas no Sul da Amazônia são altas durante todo o ano. “Neste início da estação chuvosa (início do verão amazônico) as temperaturas continuam bastante elevadas, principalmente nos meses de outubro e novembro, e devido ao calor e a alta umidade do ar, dando a sensação de ser mais quente ainda”, explicou.

Marcelo ainda informou que o volume de chuvas para os próximos meses na capital deve aumentar. “Para os próximos meses esperamos chuvas dentro da normalidade, ou seja, já vamos ter chuva com maior frequência, porém, dentro dos padrões esperados”, informou.

No início da estação chuvosa, devido o calor e a alta umidade, também é comum a ocorrência de tempestades na região. Neste período ocorre com mais frequências chuvas torrenciais, que são chuvas fortes acompanhadas de vendavais e descargas atmosféricas.

Na semana passada a cota do rio Madeira marcava 274cm, de acordo com a leitura automática da estação. E segundo a orientação da Delegacia Fluvial, a navegação noturna continua proibida por causa do risco de encalhe em bancos de areia e pedrais que nessa época costuma aflorar devido ao nível mais baixo do rio. No entanto, de acordo com Marcelo, já estão sendo registrados eventos de chuva nas bacias que contribuem para o Madeira: Mamoré, Guaporé e Beni.

“A chuva na bacia do rio Beni é a que mais contribui para o aumento de nível do Madeira em Porto Velho, e recebeu volumes expressivos de chuvas nos dias 4, 8 e 9 deste mês. Os efeitos dessas chuvas já estão sendo sentidos com a elevação gradual do nível em Porto Velho”, disse o meteorologista.



Deixe o seu comentário