Porto Velho/RO, 22 Março 2024 16:02:06
Diário da Amazônia

Templos religiosos fomentam setor turístico na Capital

Alguns templos religiosos são atrativos turísticos porque fazem parte da trajetória histórica de Porto Velho.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 12/01/2020 às 08h47min | Atualizado 12/01/2020 às 08h49min

Templos religiosos católicos que foram construídos na primeira metade do século passado têm se transformado em atrativos para turistas que visitam Porto Velho. Dados históricos sobre a construção de alguns templos católicos aguçam a curiosidade de turistas, que normalmente vêm à Capital para conhecer patrimônios históricos, como é o caso do Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, e são levados a também conhecer a história do catolicismo e sua trajetória na Capital do estado.

Além da Catedral do Sagrado Coração de Jesus, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 3 de maio de 1917, quando Porto Velho pertencia a Comarca de Humaitá, no Estado do Amazonas, a Capela de Santo Antônio de Pádua é outro templo religioso muito visitado. Segundo historiadores, a origem da capela data de 20 de março de 1728, quando padres Jesuítas portugueses instalaram a Missão de Santo Antônio das Cachoeiras. Em 1742 a Missão foi atacada e totalmente destruída, incendiada pelos indígenas da nação Mura, que trucidaram mais da metade dos habitantes do vilarejo e expulsaram os remanescentes padres e missionários. Em 8 de abril de 1908, passados 166 anos da destruição da Capela, foi criada a Paróquia de Santo Antônio. O templo foi concluído em junho de 1914.

A Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Arigolândia, é outro templo católico mais antigos de Porto Velho. Originalmente foi construída com frente para o rio Madeira, mas após uma reforma recente, preservando sua arquitetura barroca, o acesso principal foi transferido para rua Major Amarante. Os templos das igrejas de São Francisco de Assis (Centro), de Nossa Senhora do Rosário (Olaria), de Nossa Senhora de Fátima (Areal), de Nossa Senhora das Graças (que deu origem ao nome do bairro onde está situada) e a Capela de Nossa Senhora Auxiliadora (anexo ao Instituto Maria Auxiliadora, um dos mais antigos e tradicionais colégios da cidade) também integram a trajetória histórica da Capital. Outros templos construídos mais recentemente também são importantes no contexto religioso.



Deixe o seu comentário