Porto Velho/RO, 19 Março 2024 05:00:16
PLANTÃO DE POLÍCIA

Tenente da PM é assassinado a tiros em fazenda de Rondônia

Polícia Militar envia 60 homens no local para resgatar os militares baleados e o corpo do Tenente morto

Por Redação / Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 04/10/2020 às 11h37min | Atualizado 05/10/2020 às 09h26min

Tenente José Figueiredo Sobrinho, foi morto enquanto pescava em uma fazenda na BR-364 / Polícia Militar Divulgação

No sábado, (03) o tenente da Polícia Militar identificado como José Figueiredo Sobrinho, foi morto enquanto pescava em uma fazenda na BR-364. O crime aconteceu acerca de 30 quilômetros depois do distrito de Nova Mutum Paraná, zona rural de Porto Velho.

Segundo informações da Polícia o tenente Figueiredo e o sargento Vaz e o Cabo Pisa, da Força Tática do 5º Batalhão,  estavam pescando, quando foram surpreendidos por um grupo armado quando foram  alvejados na mão, e de raspão na cabeça.

Os criminosos teriam arrombado o  carro em que vítimas estavam, vistoriado os  documentos e, na sequência,  fizeram uma emboscada. Logo depois os militares teriam sido torturados e o tenente atingido com vários tiros.

Após a morte, os sobreviventes seguiram até uma fazenda próxima e pediram socorro. Três equipes policiais se deslocaram ao local para atender a ocorrência. O veículo em que estavam foi queimado.

Veículo incendiado após morte de PM em fazenda de Rondônia / Foto: Polícia Militar Divulgação

Na manhã deste domingo (4), o Comando Geral da Polícia Militar enviou uma guarnição de  60 homens com apoio de um helicóptero, para o Distrito de Mutum Paraná, no  local do grupo armado, para resgatar os policiais militares baleados, o corpo do Tenente Figueiredo Sobrinho e prender os autores dos crimes.

CONFIRA A NOTA EMITIDA PELA CORPORAÇÃO:

A Polícia Militar do Estado de Rondônia comunica que na data de ontem, (03) pela parte da tarde, guarnições da Polícia Militar foram acionadas para atender ocorrência policial de homicídio em uma das linhas do Distrito de Mutum-Paraná, onde situa-se uma fazenda com área conhecida por ser de conflito agrário, distante aproximadamente 30 km de Mutum-Paraná. 3 equipes policiais deslocaram-se para o local com o objetivo de verificar o crime, sendo encontrado o corpo do policial militar da reserva remunerada, Tenente Figueiredo Sobrinho com lesão na cabeça ocasionado por um disparo de arma de fogo, contudo sofreram emboscada, sendo surpreendidos por criminosos fortemente armados, havendo intenso confronto armado, resultando em 4 policiais militares alvejados.

A equipe policial recuou, onde um dos policiais alvejados ficou no local possivelmente inconsciente e outro se abrigou permanecendo no matagal. Que em razão do horário noturno, inviabilizou-se o envio de reforços para incursão no local dos fatos.

É com pesar que a Polícia Militar de Rondônia lamenta o ocorrido, quanto a morte do Tenente da reserva remunerada Figueiredo Sobrinho, bem como os resultados catastróficos da averiguação policial que resultou em policiais militares feridos durante a ocorrência.

O Sargento Vaz e o Cabo Pisa, ambos componentes da Força Tática do 5º Batalhão, foram alvejados respectivamente na mão, e de raspão na cabeça. Ambos foram atendidos em um posto de saúde em Jaci-Paraná e passam bem. O Tenente Ferraz, respondendo pelo comando do Batalhão de Polícia de Fronteira, foi alvejado no abdômen. O mesmo foi socorrido às pressas para o Hospital João Paulo II, sendo submetido a cirurgia, estando em situação clínica estável. O Comando da Corporação está prestando assistência psicológica e social aos policiais militares vítimas e familiares dos respectivos profissionais.

Cabe salientar também que havia no momento da abordagem dos criminosos ao Tenente da reserva remunerada Figueiredo Sobrinho, mais 3 parentes seus. Ambos também foram alvejados com disparos de arma de fogo, sendo no braço e perna. No total, a ação criminosa resultou até o momento em 1 óbito e 7 feridos.

Quanto a situação do local dos crimes, onde provavelmente ainda se encontra os criminosos, o Comando da Corporação planejou ainda na noite de ontem as ações policiais que estão sendo deflagradas na manhã de hoje, 4. Foi enviado tropa especializada para a região, 60 policiais militares de diversos batalhões da Capital, com apoio aéreo do Núcleo de Operações Aéreas da SESDEC e terrestre com viaturas de urgência e emergência do Corpo de Bombeiros. O objetivo da operação é preliminarmente resgatar os policiais militares baleados, o corpo da vítima do homicídio e prender os criminosos. Barreiras policiais estão sendo montadas nas principais linhas que dão acesso ao local onde se encontra os criminosos.

O Comandante Geral da PMRO encontra-se em viagem fora do Estado, e tão logo tomou conhecimento das notícias, tem se dedicado a retornar para Rondônia.

Por fim A Polícia Militar de Rondônia está envidando todos os esforços para que a ordem pública seja restabelecida, sendo esta a missão que os guerreiros de nossa briosa Corporação hão de buscar, mesmo com o risco da própria vida.



Deixe o seu comentário