Porto Velho/RO, 27 Março 2024 12:13:21

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 01/02/2019 às 07h00min | Atualizado 31/01/2019 às 08h49min

A- A+

Teremos um Congresso renovado a partir de hoje em Brasília

As ongs avisaram Quando tudo se encaminhava para criminalizar as ongs ambientalistas, eis que a tragédia de Brumadinho as recolocou em..

As ongs avisaram

Quando tudo se encaminhava para criminalizar as ongs ambientalistas, eis que a tragédia de Brumadinho as recolocou em cena, com seus avisos para a adoção de cuidados bem precisos para evitar catástrofes.

Elas, a imprensa livre e as autoridades que não se deixam enredar por “narrativas” conspiratórias, comprovaram que uma verdade única, fabricada em palácios, não evita males nem desgraças. Só com democracia, os mecanismos de pesos e contrapesos do Estado moderno, separação de poderes e participação da sociedade será possível de fato resolver os crônicos problemas nacionais.

Já há sinais de que o projeto “Barão do Rio Branco”, sugestão do ex-secretário do Ministério da Defesa no governo Lula e agora secretário do presidente Jair Bolsonaro, general Maynard de Santa Rosa, por ainda não ter previsão de investimentos, impacto ambiental e população atingida, ficará sob severo escrutínio delas, da imprensa e da opinião pública.

Sem briga que acaba se anulando, mantendo o imobilismo e causando tragédias como as de Brumadinho, o debate democrático sobre as melhores e mais sustentáveis perspectivas de desenvolvimento da Amazônia é a única maneira de vencer as conspirações e gritarias infrutíferas.

………………………………………………..

Novo Congresso

Com a posse de 513 deputados federais e mais 54 senadores (os outros 27 ainda estão no meio do mandato como o rondoniense Acir Gurgacz, teremos um Congresso bastante renovado a partir de hoje em Brasília. Muitos raposões caíram do cavalo nas urnas. Em Rondônia, a Assembleia Legislativa começa a nova legislatura com a renovação de quase a metade dos seus 24 deputados.

Os entendimentos

Alguns entendimentos ainda seguiam pela noite de ontem entre os deputados estaduais e os articuladores palacianos no tocante a eleição da mesa diretora da ALE. Tudo pode rolar, inclusive nada. Os parlamentares buscavam acomodar Maurão de Carvalho, seja na Casa Civil de Marcos Rocha, ou como secretário executivo da Assembleia Legislativa nesta nova legislatura. Tem surpresas rolando.

Os aplicativos

Os novos aplicativos de táxis na capital que funcionam como parentes do Uber – já são muitos operando – estariam nas mãos dos vereadores e de políticos de Porto Velho, conforme reclamações generalizadas pela cidade. Caramba, que gula, já não bastam os mensalinhos? A função de vereador esta cada vez mais desmoralizada em todo o país. São bichos inúteis e chupins.

A confirmação

Confirmando pelo diretório nacional como presidente do PRB de Rondônia, o deputado federal Lindomar Garçon, que não conseguiu se reeleger já projeta o futuro a legenda nos próximos dois anos. Trabalha na eleição do deputado estadual Alex Redano (Ariquemes) para a presidência da Assembleia Legislativa hoje e já garimpa nomes para a disputa das principais prefeituras de Rondônia no pleito de 2020.

Corrida as armas

A flexibilização da venda de armas pelo governo Bolsonaro em Rondônia provocou uma corrida as lojas especializadas. Boa parte dos compradores é oriunda da área rural, alvo de elevado índice de violência nos últimos anos, com a explosão de assaltos, roubo de gado e maquinário agrícola. Para os bandidos, uma verdadeira festa para obter mais armas e munições.

Via Direta

*** Com creche e hospital inacabados, o município de Guajará Mirim, na fronteira, padece com a saúde *** A falta de noticias da construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara, em Machadinho do Oeste preocupa as lideranças da região *** Fevereiro começa com todas as atenções voltadas ao carnaval em Porto Velho *** Os ens

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas