Porto Velho/RO, 25 Março 2024 06:43:32
Diário da Amazônia

Terremoto no Haiti causa pelo menos 11 mortes

Um terremoto de magnitude 5,9 graus na escala Richter registrado neste sábado ao norte de Port-de-Paix

Por EFE
A- A+

Publicado: 08/10/2018 às 08h23min | Atualizado 08/10/2018 às 11h29min

Foto: Divulgação

Um terremoto de magnitude 5,9 graus na escala Richter registrado neste sábado ao norte de Port-de-Paix, no noroeste do Haiti, causou pelo menos 11 mortes, segundo confirmou o Secretário de Estado de Comunicação, Eddy Jackson Alexis.

O epicentro do terremoto foi registrado a 20 quilômetros ao norte de Port-de-Paix e a 175 quilômetros de Porto Príncipe, com uma profundidade de 15,3 quilômetros, às 20h11 (horário local, 21h11 em Brasília), segundo informou em seu site o serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

De acordo com um comunicado da Defesa Civil, várias pessoas ficaram feridas em Port-de-Paix, Gros-Morne, Chansolme e na ilha de Tortuga, onde há casas destruídas ou danificadas.

Em Plaisance, no departamento do Norte, a igreja de Saint-Michel também ficou danificada.

A instituição informou que não se emitiu um alerta de tsunami em relação a este terremoto.

O primeiro-ministro haitiano, Jean Henry Ceant, anunciou em sua conta de Twitter a criação de um comitê de crise, que inclui vários ministros, para coordenar a emergência.

Pouco depois de ser registrado o terremoto, o presidente haitiano, Jovenel Moise, confirmou no Twitter que o tremor tinha causado danos no norte do país e pediu à população para manter a calma.

Moise afirmou que o sistema de gestão de riscos e os serviços regionais de Defesa Civil estão em alerta para ajudar os habitantes das regiões afetadas.

A Defesa Civil informou em seu comunicado que suas equipes estão trabalhando em todo o país, especialmente no noroeste, onde foram sentidas duas réplicas menores do tremor.

O terremoto foi sentido tanto na capital haitiana como em outras cidades do sul do país, assim como em vários pontos da República Dominicana.

Neste país, o tremor foi sentido na capital, em Santiago e em outras províncias.



Deixe o seu comentário