Porto Velho/RO, 26 Março 2024 01:54:41
Diário da Amazônia

Teste de aulas por satélite nas aldeias da região de Guajará-Mirim

Representantes de povos indígenas de Rondônia e assessores do governo estadual definiram em reunião, no Palácio Presidente Vargas, uma..

A- A+

Publicado: 18/01/2015 às 03h40min | Atualizado 21/04/2015 às 21h26min

Reunião aconteceu no Palácio do Governo

Reunião aconteceu no Palácio do Governo

Representantes de povos indígenas de Rondônia e assessores do governo estadual definiram em reunião, no Palácio Presidente Vargas, uma parceria em busca de soluções para os problemas enfrentados nas aldeias.

Lideranças também apresentaram reivindicações para atendimento a curto, médio e longo prazos. Em resposta à solicitação do funcionamento do ensino de nível médio nas aldeias, a gerente de Educação da Seduc, Angélica Ayres, informou que há escassez de professores habilitados para atuar em escolas indígenas. No entanto, afirmou que existe projeto da Seduc, aprovado no Conselho Estadual de Educação, para que as aulas sejam ministradas via satélite.

De imediato, segundo ela, a Seduc vai adotar um conteúdo premiado em nível internacional, o chamado Ensino Médio com Mediação Tecnológica, que foi testado com sucesso em outros Estados brasileiros.

As aldeias receberão modernas antenas e demais equipamentos tecnológicos necessários. Terão ainda monitores especializados para fazer o acompanhamento do que for ensinado na transmissão. O teste deste sistema, conforme Angélica, será feito nos próximos dias em aldeias de Guajará-Mirim.

POLÍTICAS
O secretário adjunto da Casa Civil, Vitorino Cherque, disse que o governador Confúcio Moura fortalecerá políticas voltadas aos povos indígenas. Por isso, segundo ele, o encontro, desta quinta-feira é importante para colher as reais necessidades das aldeias. O vice-governador Daniel Pereira listou as principais reivindicações dos líderes indígenas, frisando que todas as questões serão analisadas para criar uma agenda regular de atendimento dos pleitos. (AI)



Deixe o seu comentário