Porto Velho/RO, 25 Março 2024 19:25:23

J. Nogueira

coluna

Publicado: 01/08/2020 às 09h45min

A- A+

Teste de gravidez com acesso mais rápido

Esta semana a secretaria de Saúde de Ji-Paraná, anunciou que já está disponibilizando o chamado Teste Rápido de Gravidez, de forma..

Esta semana a secretaria de Saúde de Ji-Paraná, anunciou que já está disponibilizando o chamado Teste Rápido de Gravidez, de forma gratuita em todas as unidades básicas de saúde do município.  A diretora da Divisão de Programas Estratégicos, Keitiani Soares de Souza, informou que o projeto tem como objetivo atender as mulheres sem condições financeiras e em situação de vulnerabilidade social.

A ação visa disponibilizar o teste, também, para facilitar o diagnóstico da gestação. O exame é feito através da urina. Além da realização do exame, a pessoa irá receber orientações de como seguir no pré-natal em caso de resultado positivo. A diretora garante que o exame é fundamental para que a gestante inicie o acompanhamento em tempo hábil garantindo qualidade de vida para ela e ao bebê. É bom lembrar que o município de Ji-Paraná conta com maternidade, considerada uma das melhores do estado, tanto que no mínimo 25% dos nascimentos na região, é registrado na Capital da BR.

COBRANÇA

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Ouro Preto (Stpmop) pediu na última semana, através de ofício a administração do prefeito Vagno Gonçalves a imediata a implantação das progressões, promoções e adicionais aos servidores. Segundo o sindicato, mesmo com direito garantido em lei, o benefício não está sendo pago. Um dos itens cobrados é a progressão/promoção funcional de 1% a que a cada ano de serviço, o servidor tem direito.

VOLUNTÁRIO

Ainda em Ouro Preto, a 13ª Zona Eleitoral já tornou público o projeto de Mesários Voluntários e apoio Logístico Voluntário. O objetivo é de realizar as eleições municipais de 2020 com 100% de colaboradores voluntários. São eleitores que trabalham nas mesas receptoras de votos, quando da realização de uma eleição, nas funções de Presidente, 1º Mesário, 2ºMesário ou secretário. As informações podem ser conseguidas no site oficial do TRE/RO

RETORNO

A secretaria de Educação de Teixeirópolis em parceria com professores e equipes gestoras, decidiu realizar uma pesquisa para saber da comunidade a opinião sobre o retorno das aulas presenciais no município.  O objetivo é de tentar assegurar o padrão mínimo de qualidade do ensino de aprendizagem, tanto nas atividades pedagógicas via tecnologias digitais, quanto nas atividades presencias.

AUDITÓRIO

A escola Manuel Ribeiro de Theobroma, terá a construção de um auditório.  O recurso tem como origem de emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil. Segundo o secretário de Educação, Adelson Correia a construção da obra vai transformar a escola em um local mais atrativo e adequado para o desenvolvimento educacional e cultural, com a realização de encontros pedagógicos, eventos educativos e culturais.

DISPUTA

Em Jorge Teixeira, a disputa pela prefeitura começa a ficar acirrada. As legendas que pretendem entrar na disputa já se preparam para o início do calendário eleitoral entre agosto e 15 de novembro. Neste município ao menos três legendas apresentam nomes como pré-candidatos, entre eles. o MDB que ainda não definiu o nome, PP com o comerciante e servidor público, Gilmar Tomáz (Gilmar da Idaron), e o PRB, com o atual prefeito, João Siqueira (João Paciência).

GESTANTES

Em São Francisco, a secretaria de Assistência Social (Semas) com o apoio da secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS), realizou nesta última semana a entrega do Kit Enxoval que faz parte das ações do programa ‘Mamãe Cheguei’. O objetivo é atender gestantes em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).


Deixe o seu comentário