Porto Velho/RO, 28 Março 2024 19:18:24
RONDÔNIA

Todo dia é dia de realizar ações voluntárias

Doar um pouco do tempo, promover ações de altruísmo e solidariedade ao próximo são algumas das ações de um voluntário. Movidos pela..

Por Larina Rosa Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 28/08/2019 às 15h50min | Atualizado 28/08/2019 às 15h51min

Foto: divulgação

Doar um pouco do tempo, promover ações de altruísmo e solidariedade ao próximo são algumas das ações de um voluntário. Movidos pela vontade de ajudar os voluntários têm um valor importante para a comunidade, o ato de compartilhar tempo e conhecimento sem remuneração motiva e transforma toda a sociedade.

Promover ações voluntárias melhora o bem-estar, aprimora a capacidade de tentar compreender emoções e se colocar no lugar das pessoas, também é uma boa maneira de treinar o que se aprendeu mas ainda não teve a oportunidade.

É o que destaca a moradora Juraci de Araujo que chegou a dividir sua casa para ceder espaço as aulas de Jiu-Jitsu e uma biblioteca voltada as crianças do Bairro Ayrton Senna. Juraci também acompanha consultas e medicação em hospitais, caso o mesmo não tenha família, realiza sopão na comunidade e ajuda a manter 50 crianças na escola com doações. “Comecei a correr atrás ou pelo menos tentar suprir a necessidade de quem precisa. Amar o próximo é saber que muitas vezes as necessidades deles ficam acima das nossas”, disse Juraci.

A melhor parte do trabalho voluntário é o sentimento de ser útil e estar fazendo a diferença na vida das pessoas. É o que afirma Rodrigo dos Reis professor voluntário de Jiu-Jitsu das comunidades dos bairros Ayrton Senna e Ulisses Guimarães em Porto Velho. “O nosso principal trabalho é fazer com que crianças e adolescentes entendam que o esporte é aliado dos estudos, e uma boa conduta social os levarão a bons lugares”, disse o professor.

O treinador conta que o trabalho começou dentro de casa, cresceu vendo a mãe ligada as questões sociais e ajudar ao próximo. Também disse que as dificuldades são inúmeras, as mais graves são a falta de recursos para comprar materiais, como tatame, kimonos, água mineral, além de enfrentar os riscos de assaltos nas ruas sem iluminação pública.

O projeto de aulas de Jiu-Jitsu chamado Tribo de Zion, acontece de segunda a sábado desde 2015, com crianças a partir de cinco anos e pais dos alunos interessados nos treinos de artes marciais. “Os pais que traziam os filhos hoje estão treinando, inclusive temos a Telma uma mãe que foi campeã brasileira de Jiu-Jitsu esse ano lá em Barueri, São Paulo”, pontou.

“O nosso maior pagamento é o carinho, ver meninos e meninas que normalmente seriam mais um número nas estatísticas da criminalidade voltarem a estudar, os pais disseram que os filhos estão obedecendo em casa, que estão melhorando em todas as áreas. Entender que temos a missão de ajudar ao próximo, pode fazer com que sua vida seja transformada”, finalizou o professor.

No dia 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado, a data homenageia aqueles que transformam pessoas e garante a qualidade de vida para todos os envolvidos. É fácil encontrar quem precisa de ajuda, o trabalho voluntário deve ser lembrado realizado e incentivado todos os dias.



Deixe o seu comentário