Porto Velho/RO, 22 Março 2024 16:41:26
Diário da Amazônia

TRE cassa mandato de governador do PSD por abuso de poder

Por 6 votos a 1, a Justiça Eleitoral entendeu que o governador usou a máquina pública em favor de sua reeleição nas eleições do ano passado.

A- A+

Publicado: 20/08/2019 às 14h50min | Atualizado 20/08/2019 às 14h52min

Governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), ainda pode recorrer ao TSE.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe decidiu nesta segunda-feira (19) cassar o mandato do governador do estado, Belivaldo Chagas (PSD) , e da vice-governadora, Eliane Aquino (PT), por abuso de poder político. Por 6 votos a 1, a Justiça Eleitoral entendeu que o governador usou a máquina pública em favor de sua reeleição nas eleições do ano passado.

Vídeo: empresário se mata na frente do governador em evento; veja

Apesar da decisão, Belivaldo e Eliane devem continuar no cargo enquanto recorrem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para derrubar a decisão local.

Os magistrados concordaram com apenas uma das irregularidades apontadas pela acusação do Ministério Público Eleitoral. Belivaldo, candidato à reeleição, teria se utilizado da máquina estatal em benefício de sua candidatura usando para isso o programa assistencial estadual “Mão Amiga”. Ele assinou em excesso ordens de serviço no período próximo ao início da campanha eleitoral.

O MPE apontou irregulares em outros atos do governador, como a antecipação de parte do 13º salário dos servidores públicos do Estado e  a redução do valor do gás de cozinha. Outro ato analisado foi a flexibilização nas condições de pagamento para os contribuintes com pendências no Fisco Estadual (ICMS, IPVA).

O relator da ação julgou, no entanto, que nesses casos, a acusação não apresentou nos autos de elementos suficientes para comprovar a materialidade do abuso de poder econômico e os atos foram considerados “uma necessária e pura continuidade administrativa, considerando que o ente federativo não pode parar”.

A reportagem entrou com contato com o gabinete do governador, mas não localizou nenhum funcionário para comentar a decisão.

*Com informações da Agência Brasil.



Deixe o seu comentário