Porto Velho/RO, 23 Março 2024 23:10:49
Diário da Amazônia

TRE realiza auditoria de urnas para o 2º turno das eleições

No dia do pleito, a auditoria das urnas eletrônicas poderá ser acompanhada pelos candidatos, partidos, coligações, imprensa e..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 26/10/2018 às 11h15min

Foto: Assessoria

No dia do pleito, a auditoria das urnas eletrônicas poderá ser acompanhada pelos candidatos, partidos, coligações, imprensa e população em geral, no TRE-RO e nos locais de votação que também serão sorteados

A Presidente da Comissão de Auditoria de Urnas Eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), juíza membro Rosemeire Conceição, concederá entrevistas, nesta sexta-feira (26), das 9 ás 12h30, na 6º Vara no Fórum Cívil, no intuito de convidar a população para participar do sorteio das seções eleitorais neste sábado (27), à partir das 9h, e os testes de auditoria urnas eletrônicas, no domingo (28) dia da eleição.

Considerando que a segurança dos votos das urnas tornou-se pauta nacional, a importância da participação da sociedade no sorteio e na auditoria das urnas é essencial, por conta da melhor explanação da garantia, viabilidade e confiabilidade da urna e do sistema eletrônico.

Uma parte dos testes de auditoria acontecerá na capital, em três urnas, e a outra etapa da checagem, em tempo real, ocorrerá nas seções eleitorais sorteadas – que poderá recair em qualquer local de votação de Rondônia, onde serão feitas análises do funcionamento de outras três urnas eletrônicas, quanto a regularidade, a autenticidade e a integridade dos sistemas instalados no dispositivo de votação eletrônica.

A presidente da Comissão de Auditoria, juíza membro Rosemeire Conceição, autorizará o sorteio de três urnas eletrônicas às 9 horas da manhã, no auditório do TRE-RO, um dia antes das eleições. No dia da votação, a auditoria acontecerá em tempo real nas seções eleitorais, no local de votação previamente sorteado e nas outras três urnas eletrônicas selecionadas, na sede do Tribunal, em Porto Velho.

O sorteio e o teste das urnas eletrônicas serão abertos ao público em geral, além da presença de patrulheiros eleitorais, juízes, representantes de partidos e coligações e imprensa. Esse procedimento será realizado por todos os tribunais regionais eleitorais brasileiros, como mais uma forma de auditar e comprovar a segurança da votação eletrônica no Brasil.



Deixe o seu comentário