Porto Velho/RO, 19 Março 2024 16:36:07
VARIEDADES

Três maneiras de desenvolver mais autoconfiança

Já aconteceu de você querer fazer alguma coisa e desistir por duvidar se teria condições de conseguir? Às vezes tá faltando um pouco..

Por Juan O'Keeffe
A- A+

Publicado: 10/12/2018 às 14h53min

Já aconteceu de você querer fazer alguma coisa e desistir por duvidar se teria condições de conseguir? Às vezes tá faltando um pouco mais de autoconfiança. A autoconfiança é o ato de crer em nós mesmos e na nossa capacidade de realização. Saber que temos o que for necessário para fazer o que está em questão. É um momento em que você acredita nas suas habilidades mesmo quando outros não acreditam.

Aqui estão algumas sugestões do que fazer se você está passando por momentos em que a autoconfiança está em baixa.

1-Perceba que a autoconfiança é por área

Muitas pessoas têm a tendência de achar que não são confiantes. É preciso observar melhor essa afirmação. Se for analisar com calma pode perceber que a falta de confiança é via de regra em relação a algo em específico.

Geralmente somos confiantes em temas que dominamos e pouco confiantes em outros que não conhecemos e não temos experiência. Por exemplo, um atleta pode ter confiança na hora de jogar futebol, mas nenhuma confiança em subir em cima de um skate. Simplesmente porque um esporte ele domina e outro não. Isso vale para todas as demais coisas da vida. Por isso, antes de achar que não é uma pessoa confiante, lembre de tudo que você domina e sabe fazer sem receio algum.

2-Um passo de cada vez

Imagine uma criança quando vai aprender a andar de bicicleta. Ela sai correndo na bicicleta já da primeira vez? Claro que não. Primeiro ela aprende a sentar na bicicleta e pega confiança nisso. Depois ela começa a pedalar aos poucos usando as rodinhas de apoio para não cair. Então depois de praticar bastante pega confiança nessa parte. Só então tira as rodinhas e aos poucos começa a andar em duas rodas. Por fim, aprende a correr e até levantar a roda da bicicleta enquanto anda. Em outras palavras, a confiança se adquire um passo de cada vez. Se tem algo que você não se sente confortável em fazer, pratique um primeiro passo em direção ao seu objetivo. Pegue confiança e depois dê mais um passo à frente. Continue assim até dominar o tema. Essa é uma forma bem prática e efetiva de adquirir confiança no que quer que seja.

3 – Arrisque

Pode ser que o seu corpo fique puxando você pra ficar tranquilo na sua zona de conforto. O problema é que assim você não cresce e não conquista novos resultados. Se quiser ir pra frente e conquistar seus objetivos precisará arriscar. Talvez você até quebre a cara algumas vezes. Mas mesmo quando as coisas parecem não estar dando certo, sempre há o que possa ser feito. Claro, dar um passo de cada vez como apontado no item anterior, mas não deixar de dar esse passo à frente. Desafiando os seus limites você cresce e ganha confiança em direção a finalidade desejada.

Sim, existem coisas difíceis de serem feitas. Dependendo da nossa situação parecem impossíveis. Mas as dificuldades não podem ser empecilhos. São apenas obstáculos a serem vencidos. Puxando os nossos limites desafiamos nossas inseguranças e nos tornamos mais confiantes para tudo que quisermos realizar.



Deixe o seu comentário