Porto Velho/RO, 21 Março 2024 08:34:39
SAÚDE

Três municípios são reclassificados nas fases do plano de ação contra a Covid-19

A- A+

Publicado: 08/07/2020 às 18h08min | Atualizado 08/07/2020 às 18h10min

Municípios mudaram de fase após comprovarem disponibilidade de leitos disponíveis para pacientes com Covid-19 — Foto: Radoslav Zilinsky/Getty Images/Arquivo

Ariquemes, Jaru e Vilhena passaram para a fase 2 do plano de ação de combate ao novo coronavírus “Todos por Rondônia”. A mudança foi anunciada em portaria publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (8). Nesta fase, chamada Distanciamento Social Controlado, uma maior parte do comércio fica autorizada a funcionar.

Segundo a Portaria Conjunta nº 13, para autorizar a progressão de fase, foram considerados ofícios enviados pelos três municípios solicitando a mudança e informando a disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adultos em cada cidade.

Segundo a portaria, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de:

Ariquemes – 75%
Jaru – 60%
Vilhena – 50%
A decisão começa a valer a partir desta quarta-feira (8).

Mudança de fases
O Governo de Rondônia publicou um decreto esta semana alterando os parâmetros para mudança de fase no plano de ação Todos por Rondônia. Segundo o texto da ordem estadual nº 25.195, cada município deve permanecer na mesma fase por um período de 14 dias, a menos que disponibilize novos leitos de UTI exclusivos para Covid-19, próprios ou contratados da rede particular. Nesse caso, a progressão pode ser realizada após 7 dias da última classificação.

Anteriormente, os municípios eram classificados em cada fase de acordo com o número de leitos disponíveis na macrorregião a que pertenciam, e só podiam evoluir ou regredir de fase a cada 14 dias.

Fonte: G1RO



Deixe o seu comentário