Porto Velho/RO, 23 Março 2024 03:46:31
Diário da Amazônia

Tribunal do Trabalho empossa dirigentes

Posse Shikou Sadahiro e Socorro Guimarães tomaram posse nos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 14/12/2016 às 06h50min

Shikou Sadahiro fez duras críticas a situação financeira da Justiça do Trabalho no País

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, com jurisdição nos estados de Rondônia e Acre, empossou na última sexta-feira (9) os novos dirigentes para o Biênio 2017/2018. Os desembargadores do Trabalho Shikou Sadahiro e Socorro Guimarães tomaram posse nos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, em sessão solene marcada por discursos de reconhecimento à gestão que finda, e de registros e críticas sobre a grave crise político-financeira vivida pela Justiça do Trabalho em todo o Brasil.

Na presença de diversas autoridades civis e militares dos dois Estados, entre elas a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Helena Mallmann, representando o ministro-presidente Ives Gandra Martins Filho, o presidente empossado firmou o compromisso de buscar a construção de um Tribunal que sempre foi reconhecido pela excelência na prestação jurisdicional, coroado com o Selo Diamante, concedido no último dia 5/12 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela gestão da governança.

“Espero dar minha modesta parcela de contribuição, neste imenso desafio, uma missão espinhosa e ao mesmo tempo uma grande honra, pois ingressei nesta casa como servidor e desde então tive a confirmação pessoal de que esta é minha casa e dedicarei meus esforços pessoais e profissionais”, revelou o novo presidente em seu discurso de posse.

Empossado em agosto deste ano como desembargador, devido à aposentadoria da desembargadora Elana Cardoso Lopes, Shikou Sadahiro fez um reconhecimento à magistrada pelas grandes contribuições para o crescimento do Regional, nas esferas administrativa e judicial. “Um exemplo de magistrada que muito honrou esta casa de justiça”, acentuou.

Também evidenciou os grandes avanços no biênio 2015/2016, onde destacou a gestão do presidente e do vice-presidente, desembargadores do Trabalho Francisco José Pinheiro Cruz e Ilson Alves Pequeno Junior, respectivamente, que enfrentaram a maior crise já vivida pela Justiça Laboral brasileira, com os cortes históricos no orçamento. “Literalmente, as Varas do Trabalho e este Tribunal corriam sério risco de fecharem as portas, mas o presidente e vice-presidente atuaram de forma firme e eficaz para que este Tribunal continuasse a prestação de seus serviços. Isto é digno de elogio”, ressaltou ao dizer ainda que o registro foi feito na “esperança de que esse lamentável fato da história, em que a Justiça do Trabalho sofreu séria e drástica discriminação, não ocorra novamente”.

Sadahiro fez em seu discurso um alerta para a PEC do Teto (PEC 55), que propõe para os próximos 20 anos uma “séria restrição às atividades do poder Judiciário”. “Essa PEC significa o congelamento da estrutura do poder Judiciário e mesmo assim precisará fazer frente a uma demanda de ações que cresce de forma assustadora a cada ano”, criticou. (AI)



Deixe o seu comentário