Porto Velho/RO, 22 Março 2024 01:06:06

Editorial

coluna

Publicado: 27/11/2019 às 08h16min

A- A+

Tributação de energia solar é cobrar pela luz do sol

A falta de energia elétrica na Amazônia Legal ainda está longe de ser solucionada, não somente pelo isolamento das famílias..

A falta de energia elétrica na Amazônia Legal ainda está longe de ser solucionada, não somente pelo isolamento das famílias desassistidas, mas pela falta de política pública que contemple esse tipo de condição. O brasil ainda caminha bem distante para sua suficiência de energia e para baratear o custo de produção e distribuição. O país tem energia cara e instável em grande parte do território nacional.

Uma das soluções é a energia solar que já bastante utilizada mundo afora e agora é que surge como demanda emergente no Brasil. Apesar de ser alternativa interessante, a implantação do sistema não é barato e ainda por cima o governo federal quer tributar esse tipo de produção. É como que o cidadão que tenha um sistema de energia solar pagará ao país pela luz do sol que abastece as placas. Essa aberração está sendo empurrada goela abaixo pela ANEEL e a Câmara dos Deputados e o Senado discutem a situação para impedir que surja tributo para a energia solar.

Ao invés de criar imposto sobre a energia solar, o ideal seria fomentar linha de crédito a juros baixos para quem tenha o interesse nesse tipo de abastecimento elétrico. Isso geraria mais economia para o produtor rural ou para um cidadão urbano que pudesse instalar o sistema em sua casa, se livrando do controle e custo elevado da energia fornecida pelas distribuidoras.
O certo é que o Brasil não tem um projeto definido para um setor essencial para a sobrevivência e para mover a vida moderna. Tudo requer energia e as fontes limpas podem dinamizar a demanda reprimida e tornar alternativa sustentável para muita gente.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas