Porto Velho/RO, 23 Março 2024 17:22:23

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 02/12/2018 às 07h19min

A- A+

Trocando a coca pelo cacau

Trocando a coca pelo cacau No mundo em ebulição, a pós-verdade derrubando o que se considerava consolidado, não chega a causar tanto..

Trocando a coca pelo cacau

No mundo em ebulição, a pós-verdade derrubando o que se considerava consolidado, não chega a causar tanto impacto a revelação de que Pitágoras não criou o teorema que leva seu nome, na verdade de remota origem babilônica.

Ainda na esteira da derrubada de aprendizados que se acreditava como verdades, o cacau era tido como originário da América Central, mas 1.500 anos antes do que se imaginava a matéria-prima do chocolate já era encontrada na Amazônia.

A confirmação chega acompanhada também pela notícia de que fazendeiros da região já abandonam a coca, preferindo produzir cacau. É a mais eficiente campanha antidrogas já feita: oferece ganhos seguros a partir de apoio concreto para a migração dos produtores de uma cultura ilegal, mas rentável para outra, legal e também com mercado em expansão.

O sucesso da iniciativa compensa o fracasso das custosas campanhas baseadas só em repressão. O mal dará um jeito de prevalecer se não houver inteligência no combate ao crime. Cobrar juros já foi um pecado imperdoável, punido com a condenação ao inferno. Hoje, legalizado, é o “perfume do capital”, segundo a máxima do Barão de Itararé.

………………………………….

Todos urrando

Além do Instituto de Previdência de Rondônia-Iperon em dificuldades e com problemas já projetados até no pagamento dos aposentados a partir de 2020, também o regime previdenciário do município de Porto Velho está urrando e a situação já preocupa o funcionalismo público municipal com  queixas endereçadas ao prefeito Hildon Chaves e ao presidente da Câmara Municipal Mauricio Carvalho.

Buscando emendas

Os prefeitos rondonienses já procuram os deputados e senadores eleitos

buscando recursos de emendas parlamentares do orçamento da União. Esta tem sido uma fonte importante de fundos para o atendimento de demandas sociais como saúde e educação e daí, a necessidade de se articular no Congresso. Mas o contingenciamento de recursos da União já é uma preocupação.

Relatório do Cimi

O Relatório do Conselho Indígena Missionário-CIMI apresentado na última sexta-feira em Porto Velho, com números relativos a 2017, a rigor não apresenta surpresas com relação aos anos anteriores: as invasões de terras por fazendeiros, madeireiros e políticos, a violência contra os povos indígenas, à saúde em frangalhos e a fome só tem aumentado. E as perspectivas são as piores possíveis para 2019.

Com otimismo

Depois de três anos em crise, com a posse do presidente Jair Bolsonaro e os primeiros indícios da retomada do emprego, o setor imobiliário de Porto Velho já se mostra otimista com melhores resultados para 2019. Os novos lançamentos, no entanto, são raros. O aluguel residencial reagiu, mas o comercial segue em baixa. Dezenas de corretores deixaram a atividade nos últimos anos.

Olho vivo

Que o caro cidadão de Porto Velho fique de olho vivo neste final de ano. São centenas de foragidos, outros tantos que receberão indultos, centenas de novos mandados de prisão a cumprir e por estas razões mais a falta de eficiência da segurança pública, o final de ano será de lascar. O poder público presenteia a população com caos na segurança e colapso na saúde. Salve-se quem puder!

Via Direta

*** Segue a revisão do Plano Diretor de Porto Velho cuja conclusão fica para o próximo ano *** A mobilidade urbana e o adensamento populacional figuram dentro deste planejamento *** Ainda existem indefinições sobre a situação de alguns deputados estaduais eleitos *** Alguns podem cair do poleiro antes da posse em fevereiro *** O ex-presidente da Assembleia Legislativa Carlão de Oliveira quer emplacar Laerte na presidência da Casa de Leis *** Seu filho Jean esta articulando tudo.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas