Porto Velho/RO, 22 Março 2024 03:14:28
Diário da Amazônia

TRT14 realiza ação referente a campanha

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 17/10/2015 às 06h45min

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e, em apoio à luta pela conscientização das mulheres acima de 40 anos realizarem o exame do toque, o TRT14 adere mais uma vez à campanha Outubro Rosa e lança uma programação especial. No próximo dia 27 serão realizadas ações voltadas à luta contra o câncer de mama no Edifício Sede do Tribunal e no Fórum Trabalhista de Porto Velho.

Com início às 8h no Hall de entrada, haverá a distribuição de fitas e folders explicativos. Já as 14h no Espaço cultural, localizado no 7º andar do edifício-sede, acontecerá uma palestra com a ginecologista e obstetra Ida Peréa. O encerramento conta com um coffee break após a palestra.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Sua história remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. (AI)



Deixe o seu comentário