Porto Velho/RO, 24 Março 2024 11:38:01
Diário da Amazônia

TSE destaca a importância do mesário no processo eleitoral

erca de dois milhões de mesários serão mobilizados nas eleições deste domingo em todo o país

Por TSE
A- A+

Publicado: 27/10/2018 às 07h56min

Conforme Orientações Conjuntas nº 01/2018 e nº 02/2018, fixadas conjuntamente pelo TSE e pelo Ministério da Segurança Pública (MSP), cabe ao mesário relatar eventuais casos de relatos de problemas relativos ao funcionamento da urna eletrônica na hora de votar, registrando a ocorrência em ata com a identificação do eleitor, a descrição da urna e a situação apresentada. O mesário também deve informar ao eleitor que, sempre que constar da ata algum registro de irregularidade ou mau funcionamento da urna, os cartórios eleitorais lançarão essas ocorrências no aplicativo Pardal para smartphones e tablets.

Além disso, o mesário deve informar que o próprio eleitor pode registrar sua queixa no Pardal, até as 19h do dia da eleição, nos demais canais disponibilizados pela Justiça Eleitoral, como a Ouvidoria do TSE e o Disque-Eleitor (onde houver), e diretamente nos cartórios eleitorais. As denúncias serão enviadas ao Ministério Público Eleitoral e/ou ao juiz eleitoral da localidade, e poderão ser acompanhadas pelo eleitor por meio do número de protocolo gerado pelo aplicativo.

Cerca de dois milhões de mesários serão mobilizados nas eleições deste domingo em todo o país, tendo a metade deles se oferecido para o trabalho de maneira voluntária. O mesário é o representante da Justiça Eleitoral na seção de votação. Cabe a ele receber e identificar os eleitores – seja pela verificação de documentos e coleta de assinaturas, seja pela verificação biométrica –, compor as mesas de votos e justificativas, fiscalizar e desempenhar tarefas logísticas e de organização da seção para a qual foi designado.



Deixe o seu comentário