Porto Velho/RO, 27 Março 2024 18:48:15

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 24/10/2018 às 07h05min

A- A+

Tucanos largam porrete em cima do Coronel Rocha

  Medos e desmentidos Com as notícias dos bastidores das campanhas presidenciais, somam-se às fake news e aos desmentidos temores..

 

Medos e desmentidos

Com as notícias dos bastidores das campanhas presidenciais, somam-se às fake news e aos desmentidos temores sobre o futuro dos funcionários ligados aos ministérios que provavelmente serão extintos com o pacote de austeridades que todos tentam esconder, mas certamente virá.

Especificamente para a Amazônia, sempre se teve como favorável a existência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento separado do Ministério do Meio Ambiente, o que suscita dúvidas sobre os supostos benefícios da fusão prevista.

É provável que a reação negativa à fusão se restrinja aos servidores do MMA, porque há uma crônica aversão popular a meia centena de ministérios, se a eles se somarem designações especiais com status próximo. Fora dos quadros de servidores do MMA, no Brasil e no exterior está em montagem um lobby de ambientalistas favorável à manutenção do Ministério, estimulado pelos temores dos funcionários lotados no MMA.

Como haverá outras fusões, não é um caso que motive paranoias, mas discussões. Mexer sempre traz consequências, daí a necessidade de debater todos os argumentos antes de mudar. Como há muita coisa errada no país, para a população a simples perspectiva de que realmente haverá mudanças já serve como convencimento.

………………………………

A debandada

Nos bastidores já se fala numa debandada pelos lados da candidatura do cavalo paraguaio e com isto mais uma vez a nau do saqueador do Beron afunda em Rondônia. A menos de uma semana da eleição, os ratos abandonam o navio já a deriva, cientes que estão diante de uma derrota inevitável. O saqueador do Beron bem que sabe: aqui se faz, aqui se paga!

Pau no Rocha

Furiosos com a reviravolta em Rondônia, os tucanos largam o porrete em cima do coronel Marcos Rocha, a grande surpresa da temporada, guindado ao alto clero da política estadual pelo apoio do presidenciável Jair Bolsonaro. Nesta altura do campeonato já esta muito difícil reverter o quadro que vem se desenhando desde o inicio do segundo turno a favor do bolsonarista.

Boas propostas

Os petistas afirmam que Bolsonaro não tem boas propostas.  No entanto, algumas que ele divulgou são de boa procedência e vem de encontro a um grande clamor popular, como o fim da reeleição e a redução de até 20 por cento dos parlamentares – estes inúteis que habitam as câmaras de vereadores, Assembleias Legislativas e o Congresso Nacional “sanguessugando” recursos do erário.

Com louvor

O governador de Rondônia Daniel Pereira (PSB) vai entrando na reta final do seu mandato tampão com voto de louvor pela sua gestão eficiente. Temos o pagamento em dia do funcionalismo, com uma administração enxuta e dentro dos ditames da responsabilidade fiscal.  Mais do que isto não poderia fazer mesmo porque a situação econômica do País ainda é de crise.

A sucessão

Na Assembleia Legislativa já se constatam os primeiros movimentos para a eleição da próxima mesa diretora da casa de leis. Acredito que o governador eleito terá grande influência nesta sucessão, pois terá uma base aliada forte e em condições de alcançar a maioria no Poder Legislativo. A presidência daquele Poder é o cargo mais cobiçado e as articulações já começaram.

………………………………..

Via Direta

*** Para se recuperar frente aos predadores na eleição municipal de 2010, os tucanos vão ter que se reciclar na capital *** Já têm três nomes bons para pelejar com Hildon Chaves, como Leo Moraes (Podemos), Vinicius Miguel (Rede) e Aécio da TV (PP) *** Já, o PSB, que tem como seu líder maior o governador Daniel Pereira pode tentar retomar as prefeituras de Porto Velho, com Mauro Nazif e a de Ji-Paraná com Jesualdo Pires ***Mas qual será a onda para embalar os políticos em 2020?

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas