Porto Velho/RO, 31 Março 2024 00:22:09
Diário da Amazônia

Turma do Bombeiro Mirim realiza estágio em Selva

O projeto atende crianças entre 10 e 13 anos de idade integradas as famílias de baixa renda que esteja estudando regulamente

Por J. Nogueira Redação
A- A+

Publicado: 12/12/2018 às 08h14min

Aconteceu no último final de semana, em Ji-Paraná, a última etapa da 2ª turma do projeto social Bombeiro Mirim, coordenada pelo 2º Grupamento de Bombeiros (GM). O estágio foi na Linha-9 do setor Itapirema, distante há 15 quilômetros da sede do Corpo de Bombeiros, com a saída dos 30 participantes na manhã do sábado (7) com a presença de familiares. A formatura da 2ª Turma está marcada para acontecer na próxima sexta-feira (14) no auditório ‘Leila Barreiros’ do bairro Dom Bosco, primeiro distrito deste município.

O estágio do grupo foi na Linha-9 do setor Itapirema. – Foto: Divulgação

O projeto coordenado pelo comandante da corporação, tenente BM Dos Santos e conta com o apoio do deputado estadual Airton Gurgacz (PDT) que nas primeiras edições, liberou de suas emendas individuais no valor de R$ 140 mil (R$ 70 mil por turma) para que o projeto viesse a se transformar em realidade.

O projeto atende crianças entre 10 e 13 anos de idade integradas as famílias de baixa renda que esteja estudando regulamente. Com o recurso, foi possível oportunidade as crianças participantes com todo o material necessários, entre os quais, uniformes e alimentação. Durante quatro meses, os bombeiros mirins participam de diversas atividades educativas.

NA SELVA

Durante as 36 horas do estágio, os alunos realizaram diversas atividades, começando com uma marcha até chegarem ao local da base, onde receberam as seguintes instruções: pista de cordas (cabo submerso, falsa baina, comando craw), pista de obstáculos (Ação e Reação transposição de obstáculos – solo e meio aquático, Prova do Alternado e Túnel, com a técnica de rastejo). Marcha na mata: (Orientação na mata com o uso de estrelas, sol, relógio, bússola e curso da água), sendo realizada atividade prática com utilização de bússula. Exercício prático de sensibilidade noturno (AVOT – audição, visão, olfato e tato) terminando com a prática durante a madrugada, entr outros. No total, 27 alunos participaram do Estágio de Selva.

COORDENAÇÃO

O estágio foi ministrado e acompanhado por uma equipe de 16 bombeiros militares, contou com a colaboração da PVSA Amanda Ribeiro que atuou no registro das imagens, tudo sob o comando do capitão José Aparecido dos Santos (Dos Santos). A coordenadora do projeto, sargento BM Marylay Luz Silva agradeceu a confiança de todos os pais dos alunos, e em especial, ao deputado Airton Gurgacz por ter acreditado no projeto apresentado ao mesmo. Ela confirmou para a próxima sexta-feira (14) a partir das 19 horas, a solenidade de formatura da 2ª Turma no auditório ‘Leila Barreiros’.



Deixe o seu comentário