Porto Velho/RO, 19 Março 2024 15:24:36
Diário da Amazônia

UHE Samuel realizará a abertura das comportas do vertedouro

A Eletrobras Eletronorte comunica que em decorrência da intensificação das chuvas, efetuará a abertura das comportas do vertedouro da..

Por Assessoria Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 08/01/2019 às 11h43min

Foto divulgação

A Eletrobras Eletronorte comunica que em decorrência da intensificação das chuvas, efetuará a abertura das comportas do vertedouro da Usina Hidrelétrica Samuel. A previsão é para dia 14 de janeiro de 2019, caso haja ondas de vazão de cheia excepcionais, pode o vertedouro ser aberto antecipadamente.

A Empresa realizará a operação, tendo em vista que o atual período de inverno registra ocorrência de chuvas acima da média normal. A abertura do vertedouro acarreta aumento da vazão de jusante da barragem, que pode causar o alagamento das áreas de várzeas do Rio Jamari.

A cota da montante a ser mantida durante o período das cheias no reservatório de Samuel será no máximo de 87,40m. A última medição feita pelo Centro de Operação da Usina registrou o nível 86,45 m.

Após abertas, as comportas podem despejar no rio até um milhão e quinhentos mil litros de água por segundo, durante o tempo em que permanecerem as grandes quantidades de chuvas.

A equipe de Meio Ambiente da Eletrobras Eletronorte está realizando com antecedência, comunicado às comunidades ribeirinhas e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, sobre o acontecimento.



Deixe o seu comentário