porto velho - ro, 09 Fevereiro 2019 07:24:40

Silvio Santos

coluna

Publicado: 09/02/2019 às 07h00min

A- A+

Último ensaio aberto dos blocos de carnaval no Mercado Cultural

Neste sábado (9/2), acontece o último ensaio aberto dos blocos de carnaval, no Mercado Cultural, na região central de Porto Velho...

Neste sábado (9/2), acontece o último ensaio aberto dos blocos de carnaval, no Mercado Cultural, na região central de Porto Velho.

*********

Para a realização da festa, a Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (Funcultural), está oferecendo apoio com cessão de toda a área no entorno do Calçadão Manelão e banheiros químicos.

**********

Segundo o presidente da Funcultural, Antônio Ocampo Fernandes, a parceria ocorre com o intuito de promover uma nova cultura de ensaios, através de parceria com a Liga dos Blocos Carnavalescos de Porto Velho. “Antes, estes ensaios eram feitos individualmente, nos corredores de cada bloco. Hoje colocamos o Mercado Cultural a disposição, por ser um espaço adequado, com fácil acesso para os brincantes, além da segurança proporcionada aos envolvidos e ao público”, destacou.

*********

O presidente da Funcultural lembrou ainda que o momento será oportuno para divulgação e venda dos seus abadás dos blocos de carnaval. “esperamos que essa parceria sirva de exemplo para os outros segmentos do carnaval, como as escolas de samba, para que, nos próximos anos, haja maior integração, afinal, a prefeitura sempre ofereceu apoio”, comentou Ocampo Fernandes.

*********

Concordamos com quase tudo que o presidente da Funcultural declarou na matéria oficial, distribuída pela assessoria de comunicação da prefeitura.

***********

Infelizmente, não podemos concordar com o último parágrafo: “ESPERAMOS QUE ESSA PARCERIA SIRVA DE EXEMPLO PARA OS OUTROS SEGMENTOS DO CARNAVAL, COMO AS ESCOLAS DE SAMBA, PARA QUE, NOS PRÓXIMOS ANOS, HAJA MAIOR INTEGRAÇÃO, AFINAL, A PREFEITURA SEMPRE OFERECEU APOIO”.

*********

Pelo que me consta, a integração entre a prefeitura/Funcultural e Escolas de Samba/Fesec sempre existiu, tanto que as reuniões para se tratar dos desfiles das escolas de samba, sempre aconteceram nas dependências da Funcultural com a participação de algum membro da Fundação.

**********

As escolas de samba jamais negaram o apoio recebido da Funcultural, na realização de seus eventos e mais, em tudo quanto foi feijoada, roda de samba etc, promovido pelas escolas de samba, sempre os apresentadores (locutores da festa) citavam agradecimentos ao prefeito através da Funcultural pelo apoio.

**********

Nunca vi nem ouvi, um locutor de escola de samba, falando mal da prefeitura ou de seu prefeito e nem mesmo da Funcultural. Agora vem meu amigo Ocampo declarar que não existe INTEGRAÇÃO entre as escolas de samba e a Funcultural. Menos né Ocampo!

*********

Como é que os sambistas não interagem com a Funcultural se ha dois anos consecutivos, a Funcultural realiza a maior festa pela passagem do Dia do Samba e coloca no palco a nata do samba de Porto Velho e a turma é muita agradecida por isso!

*********

O que é preciso esclarecer, é porque existe tanto ódio para com as escolas de samba e seus desfiles! Quando foi que qualquer das escolas de samba saiu por aí criticando a gestão municipal atual. Nem mesmo quando o prefeito era o Dr. Mauro que só fez um carnaval com as escolas, os dirigentes saíram por aí falando mal do prefeito e da prefeitura.

*********

No caso dos desfiles das escolas de samba deste ano, que foram cancelados pela prefeitura, não vimos nenhum brincante sequer, “batendo” no prefeito. Não podemos aceitar, é que queiram jogar as escolas de samba contra a população, publicando que são elas que não se integram as  normas da Funcultural.

**********

Nossas escolas de samba estão cansadas do desrespeito para com a tradição carnavalesca da nossa cidade. Só espero que não venham alegar que as escolas de samba só não vão desfilar porque não querem. Aí é como diz meu guru BARBA: “É o fim da rosca”!


Escreva um comentário

sobre Silvio Santos

Jornalista. Atualmente é editor do caderno de Cultura do jornal Diário da Amazônia. É um apaixonado pela Cultura de Porto Velho. Mantém uma coluna diário no jornal Diário da Amazônia. Conhecido carinhosamente por Zé Katraka.

Arquivos de colunas