Porto Velho/RO, 26 Março 2024 11:16:05

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 17/01/2019 às 07h58min

A- A+

Um amigo da Amazônia

Impossível não sentir empatia pelo general Villas Bôas. Nomeado por Dilma para comandar o Exército Brasileiro, permaneceu no posto no..

Impossível não sentir empatia pelo general Villas Bôas. Nomeado por Dilma para comandar o Exército Brasileiro, permaneceu no posto no interregno de Michel Temer e agora foi designado pelo presidente Jair Bolsonaro para exercer funções no Gabinete de Segurança Institucional.

Dois aspectos destacados ressaltam a importância de manter o general a serviço do governo. No que toca diretamente à segurança institucional, ele jamais permitiu que o governo de plantão usasse o prestígio e/ou a força militar para propósitos mesquinhos, de seita ou partido. Agradeceu a Dilma e ao PT pela nomeação, mas não avalizou nenhum de seus erros.

O ex-presidente Castelo Branco já avisara sobre as vivandeiras que tentam desviar os militares de suas funções superiores, tentando arrastá-los para aventuras perigosas. “Quando a política entra por uma porta do quartel, a disciplina sai pela outra”, disse também o general Peri Bevilacqua, ex-ministro do Superior Tribunal Militar.
Villas Bôas é mais um grande amigo da Amazônia a serviço do Brasil. Ele, que já havia comandado o 1.º Batalhão de Infantaria de Selva, exerceu a função de Comandante Militar da Amazônia entre 2011 e 2014, tendo perfeito conhecimento da região e de suas necessidades. Que, sabemos todos, não são poucas nem fáceis de resolver.
………………………………………..

Duas chapas

Dois grupos de deputados estão formando chapas para a disputa da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Rondônia cuja eleição será em fevereiro. Nenhuma coalizão – nem a governista, tampouco a oposicionista – ainda tem o seu candidato à presidência definido, mas as respectivas estratégias já estão prontas para a contenda, com confinamentos distintos, se for necessário.

Em cima da hora

As delegações formadas pela se chapas chegariam a Assembleia Legislativa poucas horas antes da eleição da mesa diretora para evitar eventuais debandadas. A grande verdade é que ninguém confia em ninguém e tanto a chapa com alinhamento governista como a dos deputados oposicionistas estão se resguardando, já que existem deputados fazendo jogo duplo.

Orçamento apareceu

Enquanto as articulações seguem para a eleição da nova mesa, o orçamento 2019 de Rondônia estimado em mais de 8 bilhões apareceu depois de desacordos entre o presidente da Casa Maurão de Carvalho (MDB) e governador eleito Marcos Rocha (PSL), que pouco comentaram o sumiço. Mesmo com cortes, a peça orçamentária começa ser ajustada e tudo segue os ritos.

Grande trabalho

Seguem as audiências públicas convocadas pela prefeitura de Porto Velho para a revisão do Plano Diretor. Além dos bairros da capital, cerca de 20 distritos e localidades terão reuniões para tratar regionalizadamente de seus problemas, afinal localidades como Nova Califórnia, na Ponta do Abunã e Rio Pardo, nas bandas do Parque Nacional têm realidades bem distintas.

Os prefeituráveis

Entre os cotados para disputar a prefeitura de Porto Velho no ano que vem, além dos favoritos Leo Moraes (Podemos) e Vinicius Miguel (Rede), outros possíveis nomes já estão sendo cogitados nos bastidores, alguns de mais peso, como do ex-governador Daniel Pereira (PSB), e outros como são os casos do deputado estadual Jesoíno Borabaid, do ex- vereador Mário Jorge (PDT), outro nome que tem sendo convocado para a peleja.

Via Direta

*** Entendo que se os recursos do carnaval forem destinados à compra de remédios e a saúde pública, os prefeitos de Porto Velho, Ariquemes, Rolim e Vilhena estão mais do que certos *** Neste aspecto terão apoio da opinião pública *** Trocando de saco para mala: quem viajou e deixou a casa sem vigia esta pagando um preço alto *** Além da fiação os ladrões já estão levando até telhas, portas e janelas ***Agora só faltam quatro quilômetros de asfalto no alteamento da BR 364 ligando Porto Velho a Rio Branco.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas