porto velho - ro, 18 Março 2019 15:19:59

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 17/01/2019 às 07h58min

A- A+

Um amigo da Amazônia

Impossível não sentir empatia pelo general Villas Bôas. Nomeado por Dilma para comandar o Exército Brasileiro, permaneceu no posto no..

Impossível não sentir empatia pelo general Villas Bôas. Nomeado por Dilma para comandar o Exército Brasileiro, permaneceu no posto no interregno de Michel Temer e agora foi designado pelo presidente Jair Bolsonaro para exercer funções no Gabinete de Segurança Institucional.

Dois aspectos destacados ressaltam a importância de manter o general a serviço do governo. No que toca diretamente à segurança institucional, ele jamais permitiu que o governo de plantão usasse o prestígio e/ou a força militar para propósitos mesquinhos, de seita ou partido. Agradeceu a Dilma e ao PT pela nomeação, mas não avalizou nenhum de seus erros.

O ex-presidente Castelo Branco já avisara sobre as vivandeiras que tentam desviar os militares de suas funções superiores, tentando arrastá-los para aventuras perigosas. “Quando a política entra por uma porta do quartel, a disciplina sai pela outra”, disse também o general Peri Bevilacqua, ex-ministro do Superior Tribunal Militar.
Villas Bôas é mais um grande amigo da Amazônia a serviço do Brasil. Ele, que já havia comandado o 1.º Batalhão de Infantaria de Selva, exerceu a função de Comandante Militar da Amazônia entre 2011 e 2014, tendo perfeito conhecimento da região e de suas necessidades. Que, sabemos todos, não são poucas nem fáceis de resolver.
………………………………………..

Duas chapas

Dois grupos de deputados estão formando chapas para a disputa da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Rondônia cuja eleição será em fevereiro. Nenhuma coalizão – nem a governista, tampouco a oposicionista – ainda tem o seu candidato à presidência definido, mas as respectivas estratégias já estão prontas para a contenda, com confinamentos distintos, se for necessário.

Em cima da hora

As delegações formadas pela se chapas chegariam a Assembleia Legislativa poucas horas antes da eleição da mesa diretora para evitar eventuais debandadas. A grande verdade é que ninguém confia em ninguém e tanto a chapa com alinhamento governista como a dos deputados oposicionistas estão se resguardando, já que existem deputados fazendo jogo duplo.

Orçamento apareceu

Enquanto as articulações seguem para a eleição da nova mesa, o orçamento 2019 de Rondônia estimado em mais de 8 bilhões apareceu depois de desacordos entre o presidente da Casa Maurão de Carvalho (MDB) e governador eleito Marcos Rocha (PSL), que pouco comentaram o sumiço. Mesmo com cortes, a peça orçamentária começa ser ajustada e tudo segue os ritos.

Grande trabalho

Seguem as audiências públicas convocadas pela prefeitura de Porto Velho para a revisão do Plano Diretor. Além dos bairros da capital, cerca de 20 distritos e localidades terão reuniões para tratar regionalizadamente de seus problemas, afinal localidades como Nova Califórnia, na Ponta do Abunã e Rio Pardo, nas bandas do Parque Nacional têm realidades bem distintas.

Os prefeituráveis

Entre os cotados para disputar a prefeitura de Porto Velho no ano que vem, além dos favoritos Leo Moraes (Podemos) e Vinicius Miguel (Rede), outros possíveis nomes já estão sendo cogitados nos bastidores, alguns de mais peso, como do ex-governador Daniel Pereira (PSB), e outros como são os casos do deputado estadual Jesoíno Borabaid, do ex- vereador Mário Jorge (PDT), outro nome que tem sendo convocado para a peleja.

Via Direta

*** Entendo que se os recursos do carnaval forem destinados à compra de remédios e a saúde pública, os prefeitos de Porto Velho, Ariquemes, Rolim e Vilhena estão mais do que certos *** Neste aspecto terão apoio da opinião pública *** Trocando de saco para mala: quem viajou e deixou a casa sem vigia esta pagando um preço alto *** Além da fiação os ladrões já estão levando até telhas, portas e janelas ***Agora só faltam quatro quilômetros de asfalto no alteamento da BR 364 ligando Porto Velho a Rio Branco.


Escreva um comentário

Arquivos de colunas