Porto Velho/RO, 25 Março 2024 01:42:10

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 31/10/2018 às 07h24min

A- A+

Um guerreiro na selva

Um guerreiro na selva A presença de pelo menos um grande expert em assuntos amazônicos na equipe de transição do presidente eleito,..

Um guerreiro na selva

A presença de pelo menos um grande expert em assuntos amazônicos na equipe de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro, pode ser um sinal alvissareiro de que a região pode esperar um tratamento mais adequado no tocante à infraestrutura.

Atribui-se um grande peso na formulação da estratégia do futuro governo ao general Oswaldo Ferreira, que ao chefiar o Comando Militar do Norte se declarou um “guerreiro de selva”.

Focado em questões essenciais como energia, estradas prioritárias e meio ambiente, caso venha efetivamente a ser designado para o Ministério dos Transportes tem tudo para começar marcando bem a gestão retomando obras paradas, como a BR-163, que de cujo início ele participou.

No entanto, se um presidente não governa sozinho, ganhar a opinião pública para sua agenda e se submeter à mediação judiciária, um ministro também não depende só de sua pasta e de boa vontade: as relações interministeriais serão fundamentais para seu sucesso.

Se o Ministério contar com outros membros que amem e compreendam tão bem a Amazônia quanto o general Ferreira é bem possível que o futuro seja menos assustador do que pareceu inicialmente aos ativistas ambientais e aos derrotados na eleição.

…………………………..

A palavra de ordem

A palavra de ordem dos governadores eleitos pelo PSL, em Rondônia, Santa Catarina e Roraima é despolitizar os governos estaduais. Na velha política, com as composições partidárias, os caciques indicam aliados aos cargos de confiança para fazer negociatas e arrecadar para seus partidos. Em Rondônia a despolitização será um desafio. Os deputados estaduais já estão à espreita para indicar secretários.

As suplementares

Passado o segundo turno  da eleição ao governo estadual em Rondônia, as atenções da classe política se voltam para dois temas importantes neste final de ano, sendo que na Assembleia Legislativa trata-se da votação do orçamento 2019. Já, no interior do estado teremos a realização das eleições suplementares a prefeitos em dezembro nos municípios de Rolim de Moura e Pimenta Bueno.

As situações

Com a cassação dos mandatos dos prefeitos de Rolim e Pimenta (neste caso, prefeita) os interessados começam a formar as chapas para um mandato tampão a ser cumprido até 2020. As duas municipalidades vivenciam situações distintas, já que a gestão de Rolim de Moura esta enterrada em dividas desde a renúncia do ex-prefeito César Causou. Pimenta, pelo menos, esta melhor arrumada.  

Mais um ditado

Como existe aquele ditado sempre lembrado pelo tucano Expedito Junior, dando conta que “diga-me com quem andas, direis quem tu és”, com a avalassadora derrota no segundo turno – a maior diferença de todos os tempos entre candidatos ao governo – muitos começam a se afastar do  grande perdedor de 2018. Assim é a política, amado quando favorito, e desprezado quando derrotado.

A retomada

O governador Daniel Pereira (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho (MDB) lideram o movimento para a retomada dos vôos da empresa aérea Gol suspensos no aeroporto internacional Jorge Teixeira, causando mais prejuízos a capital rondoniense nestes tempos de crise. A expectativa dos comerciantes e empresários é que a medida seja revertida.  

Via Direta

*** Muitos candidatos com baita estrutura, tubularam gloriosamente na peleja da Assembleia Legislativa *** Willians Pimentel, Carlinhos Camurça e Neiva de Carvalho foram alguns deles *** A retomada da dragagem do Rio Madeira deverá ser prioridade do governo no ano que vem *** Outra obra em passos de tartaruga é a ponte sobre o Rio Madeira na região do Abunã *** A construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara é a grande esperança de um novo ciclo de progresso em Machadinho.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas