Porto Velho/RO, 22 Março 2024 02:02:27
Diário da Amazônia

Um milhão de espécies corre o risco de extinção, alerta ONU

Animais e plantas podem sumir nos próximos anos da Terra

Por ANSA
A- A+

Publicado: 06/05/2019 às 14h32min

m milhão de espécies animais e vegetais correm o risco de desaparecer em breve da face da Terra, o que equivale a 1/8 de todas as espécies que povoam o planeta. Esse é o alarme lançado hoje (6) pela Organização das Nações Unidas (ONU), que apresentou um relatório feito por 145 cientistas de 50 países. O estudo, considerado o mais complexo sobre perdas ao meio ambiente, chama-se Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistema (IPBES). De acordo com a pesquisa, que levou três anos para ser concluída e possui 1,8 mil páginas, um milhão de espécies correm o risco de extinção atualmente. Cinco grandes mudanças na natureza são as causas principais desse problema: a perda de habitat natural, a exploração de fontes naturais, as mudanças climáticas, a poluição e as espécies invasoras. “Esta perda é um resultado direto da atividade humana e constitui uma ameaça direta ao bem-estar humano em todas as regiões do mundo “, disse um dos cientistas participantes do estudo. Segundo os especialistas, a perda de biodiversidade não é apenas uma questão ambiental, mas também uma questão de desenvolvimento, econômica, de segurança, social e moral.
O estudo alertou ainda que a atual situação impedirá em 80% o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, relacionados à fome, saúde, água, clima, pobreza, terra e oceanos.
“Estamos acabando com as bases das nossas economias, nossos meios de subsistência, a segurança alimentar, a saúde e a qualidade de vida em todo o mundo”, alertou Robert Watson, presidente do IPBES.

Membros do IPBES apresentam relatório sobre ambiente



Deixe o seu comentário