Porto Velho/RO, 04 Maio 2020 22:30:27

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 11/05/2019 às 10h06min

A- A+

Um mundo de soja em oferta pelo planeta afora

A realidade do comércio mundial indica que alguém até pode conspirar contra a globalização

Um mundo de soja

As imagens e outros dados enviados por satélites indicam a Terra como, definitivamente, redonda. A realidade do comércio mundial indica que alguém até pode conspirar contra a globalização, mas além de existir ela nos afeta a toda hora.

Há, por exemplo, um mundo de soja em oferta pelo planeta afora. Mao Tsé-tung disse que se todos os chineses pulassem ao mesmo tempo o mundo tremeria. Março registrou o menor volume de compras da oleaginosa desde 2011 pelo nosso maior parceiro comercial. Ao frear suas compras, a China mexeu nos preços, que caíram na Bolsa de Chicago. O clima apertou os produtores americanos de milho e os pôs na obrigação de plantar soja. Resultado: sobra soja.

O combate ao crime, prioridade absoluta do novo governo a par com a armadilha fiscal, ainda não conseguiu impor derrotas bem pesadas aos crimes cometidos contra os recursos naturais, mas o MP Federal indiciou três mil réus e propôs a cobrança de R$ 5 bi em multas.

Cabe entregar essa disposição aos preocupados cientistas europeus que propuseram boicote aos produtos brasileiros e ensiná-los, sem caneladas, que produtores rurais não são os criminosos que promovem o desmatamento.

…………………………………………

A nova toada

A nova toada em Rondônia, depois que Cassol e Confucio levaram a melhor em embates com a Assembléia legislativa, em pedidos de impeachments, é gravações com alta tecnologia israelense, via satélite que também filmam e fotografam. Antes de Ivo e Confucio, os governadores penavam muito nas mãos dos deputados estaduais. Nesta gestão, os deputados estão mais comportados…

A confirmação

Ante os boatos dando conta que o ex-deputado federal Lindomar Garçon perderia o controle do diretório estadual do PRB ( conhecido como o partido da Universal) em Rondônia por causa da derrota nas urnas em 2018, o diretório nacional confirmou  a liderança deste lobista rondoniense no comando. No PRB não precisa de eleição, os bispos dão as cartas.

Sessões corujas

Com sessões corujas, a gestão do prefeito Hildon Chaves (PSDB) vai colocando sua tropa da reeleição nas ruas. Frentes de Trabalho para limpeza, encascalhamento e tapa buracos tem sido vistas trabalhando na madruga, em sessões corujas. É uma corrida contra o tempo, pois o verão só vai até novembro quando as chuvas começam a cair impiedosamente e a oposição aproveita para – taca- lhe o pau!

Em colapso

Que a saúde pública e a segurança estão em colapso, numa obra conjunta de FHC, Lula, Dilma e Temer, é de conhecimento público geral, agora com Bolsonaro, além destes quesitos em caos, a educação vai desandar com o corte das verbas. Unir e Ifros já estão urrando e podem fechar já em outubro. Bolsonaro ressuscitou o movimento estudantil. O bicho vai pegar.

Obras em Rondônia

Obras em Rondônia se sabe como começam, com pompa e circunstância, mas nunca sabe quando terminam, porque muitas empreiteiras somem.  E no caso do anuncio de recursos de R$ 11 milhões para o Pronto Socorro João Paulo II, fruto de emendas, só serão aplicados no final do ano ou no ano que vem, tal a morosidade burocratica de liberações e das licitações.

Via Direta

*** A oposição na capital acredita que a aliança de tantos partidos e com tantos credos é uma faca de dois gumes para o prefeito Hildon Chaves no seu projeto de reeleição *** No papel, a coalizão é de ponta, na prática pode naufragar pelas diferenças nas bases. Será? *** Porto Velho padece com uma escalada da violência *** Estamos constatando restaurantes assaltados, residências arrombadas e inclusive muitos latrocínios pela cidade *** Aonde vamos parar com esta escalada da violência? Até quando?


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas