Porto Velho/RO, 25 Março 2024 13:24:35
Diário da Amazônia

Unicoop se adequa à realidade do mercado

Na comercialização de produtos há apenas uma constante, a mudança. Agricultores familiares da Unicoop (Cooperativa Agrossustentável de..

A- A+

Publicado: 29/11/2014 às 06h32min

No ano passado a Unicoop fechou contrato para fornecer banana para refeitório de Jirau  Divulgação/Diário da Amazônia

No ano passado a Unicoop fechou contrato para fornecer banana para refeitório de Jirau Divulgação/Diário da Amazônia

Na comercialização de produtos há apenas uma constante, a mudança. Agricultores familiares da Unicoop (Cooperativa Agrossustentável de União Bandeirantes), participantes do projeto Tempo de Empreender Bananicultor, desenvolvido pela Construtora Camargo Corrêa, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), ICC (Instituto Camargo Corrêa) e Sebrae entenderam essa realidade e desde 2013 têm sido capazes de comercializar seus produtos com boas perspectivas de crescimento no mercado.

Em 2013 a Unicoop fechou um contrato para fornecimento de bananas para o refeitório do canteiro de obras da Hidrelétrica Jirau que proporcionava uma rentabilidade mensal e venda garantida da produção. Todavia, com a transição da administração do refeitório para uma empresa terceirizada houve mudanças nas exigências do perfil do fornecedor.

Esse tem que apresentar um alvará expedido pela vigilância sanitária onde se descreve as boas práticas nas etapas de coleta dos frutos nas propriedades, de transporte, de lavagem, de armazenagem na câmara fria e de envio ao refeitório de Jirau. Também se passou a exigir carteiras de saúde das pessoas que manuseiam os frutos.

“As consultorias proporcionadas pelo projeto com a intenção de viabilizar, técnica e economicamente, a comercialização da nossa produção nos prepararam para enfrentar as mudanças. Sabemos que o mercado está cada dia mais exigente e quem não se adequar a elas deixa de vender o seu produto.”, declarou Geraldo Pereira Sete, presidente da Unicoop.

Adequações

Cooperativa fornece produto para a merenda escolar  Divulgação/Diário da Amazônia

Cooperativa fornece produto para a merenda escolar Divulgação/Diário da Amazônia

Para se adequar às novas exigências do cliente a cooperativa contratou um técnico para elaborar o manual das boas práticas, exigido pela vigilância sanitária na expedição do alvará, e está providenciando as carteiras de saúde dos trabalhadores.

Produto vai abastecer escolas

Como alternativa para evitar a queda no faturamento os diretores da cooperativa iniciaram negociações com a administração municipal a fim de viabilizar o fornecimento de banana, abóbora e macaxeira para o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Também estão negociando a distribuição da produção para Humaitá e Porto Velho assim como realizam transporte de produtos para terceiros, o que gera renda para a cooperativa.

Segundo João Machado, analista do Sebrae-RO, o projeto Tempo de Empreender Bananicultor obteve conquistas que mostram que a Unicoop adquiriu uma dinâmica própria, que a coloca no caminho do sucesso como empreendimento associativista. Ainda há barreiras a serem vencidas, como, por exemplo, a necessidade de ingresso de novos cooperados, a instalação de um entreposto comercial na zona urbana de Porto Velho e a busca de novos mercados. Todavia, o protagonismo dos produtores e a adequada condução da gestão da cooperativa sinalizam a superação das dificuldades. (AS/R)

 



Deixe o seu comentário