Porto Velho/RO, 28 Março 2024 02:34:05

Editorial

coluna

Publicado: 29/04/2020 às 07h00min | Atualizado 29/04/2020 às 09h42min

A- A+

Unificar as diretrizes é fundamental nesse momento de pandemia

O convencimento de grande parte da população é o novo desafio que surge em Rondônia para conter o avanço do novo coronavirus. Pautados..

O convencimento de grande parte da população é o novo desafio que surge em Rondônia para conter o avanço do novo coronavirus. Pautados pelas ‘fakes news’ (notícias falsas), muitas pessoas estão deixando de usar máscaras e dos demais cuidados exigidos durante a pandemia. No interior de Rondônia, tem casos de clientes que tentou agredir servidores públicos ou funcionários do comércio, por conta das exigências para adentrar aos estabelecimentos.
Essa pandemia não é a primeira e nem a última grande mobilização pela saúde coletiva. A pouco tempo tivemos grande mobilização nacional contra a Dengue, Zika e Chikungunya. Tivemos também mobilizações contra o H1N1, Influenza, sarampo e, por diversas vezes, o povo brasileiro teve que se acostumar com novas rotinas para evitar colapso das unidades de saúde por causa de doenças.
A diferença é que surtos, epidemias e pandemias podem ter melhores controles quando conduzidos tecnicamente. Dessa vez houve grande politização da doença, e as reações tem sido as mais divergentes que se poderia obter. A retomada da economia é fundamental para salvar o país de uma enorme crise econômica, mas trabalhadores, comerciantes, e a população bem intencionada não podem viver em meio aos riscos.
É preciso pontuar os discursos e todos os governos devem falar a mesma linha técnica. É preciso ainda, dar mais ouvidos aos profissionais de saúde do que vem sendo dado aos politiqueiros que tentam proveito da pandemia. Se todos respeitarem as normas, divulgarem as medidas corretas, levar a sério a gravidade do problema será possível salvar vidas e reajustar a economia. A polarização política, polarizou a doença e adoeceu ainda mais o povo brasileiro e a economia do país. Do jeito que está, todos estão perdendo com isso.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas