BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Unir e Senad celebram parceria para criar CRR

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça assinaram,..

Publicado: 01/08/2014 às 18h13
Atualizado: 25/04/2015 às 04h56

A8 - Abre 2

Assinatura do termo de cooperação na abertura da Jornada de Prevenção às Drogas

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça assinaram, ontem, 31, o termo de cooperação para implantação, em Rondônia, de um Centro Regional de Referência (CRR) para capacitação de profissionais que atuam na atenção a usuários de crack e outras drogas.

A assinatura do termo de cooperação aconteceu durante a abertura da 1ª Jornada de Prevenção às Drogas, realizada pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz/RO). O secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore André Zílio Maximiano, aproveitou a oportunidade para oficializar a parceria junto a Unir, que foi representada pelo professor doutor Paulo Renato Calheiros, do Departamento de Psicologia.
O CCR trabalhará em parceria com a Saúde, Poder Judiciário, Ministério Público e Segurança Pública em prol do objetivo de desenvolver políticas públicas eficazes de atendimento aos usuários de drogas e seus familiares, conforme explicou o professor Paulo Calheiros. Além do professor Calheiros, a coordenação do projeto também está sob a responsabilidade do professor Paulo Rogério Morais, do Departamento de Psicologia da Unir.

“Mesmo antes da missão de coordenar o CCR, a Unir já fazia a sua parte junto à comunidade, através do desenvolvimento de linhas de pesquisa e projetos de extensão voltados para a questão do crack e outras drogas. Dessa forma, a universidade se inclui como parte importante da rede de combate às drogas”, completou Calheiros.
Este já é o 45º Centro de Referência implantado no País em parceria com universidades e restam ainda mais quatro Estados a serem contemplados, de acordo com o secretário nacional da Senad. Maximiano falou da satisfação e da importância de estar celebrando essa parceria com a Unir.

“A missão da universidade de levar capacitação aos profissionais é importantíssima nesse processo. Estamos diante de um problema que demanda ações de saúde, assistência social e segurança pública para ser solucionado. É essencial produzir ciência, pesquisas e debater o tema para que as políticas criadas sejam eficazes”, concluiu o secretario nacional.

Por Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário