Porto Velho/RO, 25 Março 2024 14:06:50
Diário da Amazônia

Urbanistas visitam vários bairros e fazem análises

Trabalho envolve mapeamento, estudo e análise detalhada de vários setores de Vilhena.

Por Redação
A- A+

Publicado: 12/02/2019 às 08h36min

Desde que chegaram à cidade os arquitetos do escritório Jaime Lerner, de Curitiba (PR), não descansaram. Os especialistas em urbanismo visitaram diversos bairros do município, bem como a zona rural e pontos históricos. O objetivo foi identificar os pontos fortes e fracos da cidade para a elaboração definitiva de seus projetos, que irão mostrar o caminho para a prefeitura alavancar diversos setores de Vilhena.

Visitas dos especialistas servirão para diagnóstico de problemas e de potencialidades. – Foto: Divulgação

“Esse é o momento de todos pensarmos o que queremos para a cidade, como desejamos vê-la no futuro. E quando digo todos é porque realmente desejamos que a comunidade participe, tanto que conseguimos fazer lotar o auditório na primeira apresentação dos arquitetos”, garante Ricardo Zancan, secretário de Planejamento.

Composta pelos arquitetos Paulo Kawahara (chefe da comitiva), Felipe Guerra, Laís Oliveira e Debora Ciociola, a equipe técnica foi acompanhada dos engenheiros e arquitetos da prefeitura em dezenas de visitas a cidade.
“Vilhena é muito dinâmica, com uma Economia muito próspera. Tem também um bom clima, qualidade de vida e boas indústrias. Todos esses são ativos fundamentais. É um privilégio poder trabalhar aqui, pois a cidade já tem muita coisa pronta para seu futuro promissor”, analisa Kawahara.

De acordo com Débora, a cidade tem potencial a ser explorado. “Vilhena tem uma base ambiental interessante, com dois fundos de vale que limitam a urbanizada. Elas podem virar áreas de interesse cultural e histórico. Além disso, as várias ruas comerciais bem diversificadas com eixos verdes nos deram muitas ideias. Pretendemos explorar bem as duas grandes frentes do município: a agropecuária e a proximidade florestal, que englobam aspectos de biodiversidade, turismo, comércio e outros”, explica.

A equipe conheceu também os pontos críticos e que carecem de ações imediatas, apresentando inclusive sugestões de estratégias que serão empregadas para sanar os problemas. Conheceram também as bacias hidrográficas e os pontos de drenagem ou escoamento pluviométrico próximas às áreas de proteção permanente.

PLANO

A Semplan se coloca à disposição, das 7h às 13h, na prefeitura, para todos os interessados que desejarem contribuir com o projeto.



Deixe o seu comentário