Porto Velho/RO, 21 Março 2024 19:33:47
RONDÔNIA

Usina realiza ações de coleta seletiva

Todos os materiais reciclados são doados para cooperativas de catadores da capital

Por Sara Cícera Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 05/06/2018 às 09h10min | Atualizado 05/06/2018 às 10h31min

A usina trabalha para a destinação correta de cada tipo de material gerado no local (Foto: Sara Cícera/Diário da Amazônia)

Recentemente a Hidrelétrica de Santo Antônio Energia (SAE) firmou uma parceria com a prefeitura de Porto Velho para realizar doações de todos os resíduos recicláveis para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

Segundo a coordenadora de meio ambiente da Hidrelétrica, Rozângela Bezerra, os materiais reciclados na Usina como plástico, papelão, papel, metal, borracha, ferro e alumínio são doados e destinados através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) para duas cooperativas de catadores de materiais recicláveis: Catanorte e Asprovel.

“O que se arrecada da doação da Santo Antônio é dividido entre essas duas cooperativas. É uma forma de ajudar as empresas e muitas famílias que trabalham com esses materiais como ali na Vila Princesa e que vivem para se manter com a coleta desse material, e ainda é também uma forma da Hidrelétrica está fazendo a destinação correta dos resíduos”, comenta Rozângela.

“Na Semana do Meio Ambiente a Santo Antônio realizará uma campanha de redução. A redução daquilo que você não tem necessidade de aglomerar como, por exemplo, usar uma garrafinha e reduzir o uso do copo descartável. “É para reduzir e fazer o uso consciente, o uso racional daquilo que é realmente necessário para você usar no dia a dia , não ir além e tentar reduzir tudo que a gente consegue”, comentou coordenadora Rozângela sobre a importância da conscientização da redução. Todos os materiais recicláveis são tratados no local. A Santo Antônio separa e organiza os objetos por cores, tamanhos e texturas. Após a separação, os resíduos são fardados e separados em ambientes próprios para serem doados. A própria empresa faz a entrega dos materiais até as cooperativas. No local também se faz a coleta das pilhas, baterias e lâmpadas que são encaminhados para empresas de reciclagem. Uma parte da madeira reciclada também vai para as associações, já outra parte passa por um triturador e usa na parte de compostagem. A madeira que é triturada é agregada na compostagem e parte se usa no paisagismo da própria empresa. Por mês é arrecadado cerca de 8% de material reciclável e 5% de resíduos não recicláveis.

Hoje, a Santo Antônio mantém aproximadamente 1.250 pessoas de contratos diretos e indiretos. E o maior objetivo da Hidrelétrica para a sustentabilidade ambiental é dar a destinação correta para cada tipo de material que é gerado dentro da empresa. Com a doação dos resíduos, a Usina recebe da Prefeitura o Certificado dos Materiais Recicláveis.



Deixe o seu comentário