Porto Velho/RO, 24 Março 2024 06:57:09
Diário da Amazônia

Vacinação contra a gripe liberada dia 12 de junho

Todos os grupos poderão procurar os postos de saúde de Cacoal para tomar a dose.

Por Magda Oliveira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 06/06/2017 às 06h45min | Atualizado 06/06/2017 às 15h40min

Para receber a dose, é importante que seja apresentado a caderneta de vacinação

O Ministério da Saúde informou que a vacina contra a gripe seria liberada para toda a população, porém a Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) deixou a critério de cada Secretaria Municipal de Saúde decidir quando essas doses serão liberadas para o público em geral. Em Cacoal a coordenadora de imunização Elizete Rangel informou que a população em geral só será beneficiada com a vacina a partir do dia 12 de junho.

Elizete explicou que o município já havia firmado acordo com a população, e esses acordos precisam ser cumpridos para que a cobertura vacinal tenha de fato eficiência.

“Anterior à decisão do Ministério da Saúde o município já havia acordado com os moradores dos bairros periféricos, de disponibilizar a vacinação nesses locais, tendo em vista que são bairros distantes e que essas pessoas não têm condições de deslocamento”, explicou Elizete.

Organização

O acordo prevê que as vacinadoras irão nos dias 7, 8 e 9 de junho visitar os bairros São Marcos, Alfa Parque e Paineiras, onde serão disponibilizadas doses das vacinas para os grupos prioritários. Com essa ação, a secretaria espera atingir pelo menos 90% da meta de vacinação estipulada para o município. Até o momento Cacoal está em 82,38%.

“Nossas ações são principalmente para atingir os grupos prioritários das gestantes e de crianças abaixo dos cinco anos. São grupos vulneráveis, que deveriam receber a vacina, mas são os que menos apresentaram procura”, informou Elizete.

Programação continua 

A campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 9 de junho, neste período as Unidades Básicas de Saúde irão vacinar somente pessoas que se encaixam nos grupos prioritários, que são crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas e profissionais da saúde.

Orientação

Para fazer a vacina em crianças, os pais ou responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação. Pessoas com comorbidades devem ter em mãos atestado médico ou receita de medicamento de uso contínuo que comprove a doença. Já os profissionais da saúde precisam apresentar carteira de trabalho ou contracheque com descrição do local de trabalho. Idosos e demais grupos devem levar o Cartão do SUS ou documento de identidade.



Deixe o seu comentário